ENTRETENIMENTO
24/03/2016 19:14 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Juiz Sergio Moro está entre os 50 maiores líderes do mundo, segundo revista Fortune

NELSON ALMEIDA via Getty Images
Federal Judge Sergio Moro speaks during a business meeting promoted by Business Leaders Group (LIDE) in Sao Paulo Brazil on September 24 2015. Moro is in charge of the investigation on oil giant Petrobras corruption scandal. AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA (Photo credit should read NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)

A revista norte-americana Fortune lançou sua edição especial com a lista dos 50 maiores líderes mundiais.

Tim Cook, CEO da Apple, aparece em destaque no tuíte acima, mas o que saltou aos olhos dos brasileiros é o fato de o juiz Sergio Moro, famoso por comandar a Operação Lava Jato, foi considerado um dos maiores líderes com capacidade de transformar o mundo pela revista.

Moro ocupa o 13º lugar na lista anual dos 50 maiores líderes do mundo feita pela publicação em 2016.

A publicação destaca que o juiz lidera um caso que "vem colocando no passado a longa endemia da corrupção na América Latina" e ainda afirma que ele é "o protagonista de uma edição real do filme 'Os Intocáveis' no Brasil", que narra a perseguição ao mafioso Al Capone.

A revista ainda cita que a operação da polícia federal ameaça a presidente Dilma Rousseff e conseguiu abalar a reputação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia a descrição que a revista usou para Moro:

"Moro, uma charmoso juiz federal de 42 anos, é o principal protagonista de uma edição real do filme 'Os Intocáveis' no Brasil.

Moro deu prosseguimento ao processo sobre o descarado esquema de corrupção que desviou cerca de US$ 3 bilhões de da Petrobras para os bolsos de políticos e empresários.

O impeachment da presidente Dilma Rousseff se agrava com as investigações e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com a sua reputação em frangalhos.

E o mais importante: a coexistência passiva da corrupção longa e endêmica na América Latina está se tornando um hábito do passado."

O juiz paranaense aparece logo à frente do vocalista do U2, Bono Vox (14º), e dos astros da NBA Stephen Curry e Steve Kerr (15º). Além disso, Moro está melhor do que o presidente da Argentina, Mauricio Macri (26º), e o apresentador americano John Oliver (30º).

Nomes como Angela Merkel, Papa Francisco e Tim Cook estão no Top 10. Veja quem são os 10 maiores líderes mundiais de 2016, de acordo com a Fortune:

Galeria de Fotos Os 10 maiores líderes mundiais de acordo com a Revista Fortune Veja Fotos