COMPORTAMENTO
15/03/2016 19:36 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Em parceria com obstetra americano, Spotify cria playlist para a hora do parto

nensuria via Getty Images
Portrait of pregnant woman putting headphones on her belly.

O Spotify criou uma seleção musical divulgada como perfeita para quem vai dar a luz.

Feita em parceria com o obstetra e ginecologista americano Jacques Moritz, a Birthing Playlist reúne faixas pensadas para acompanhar gestantes desde as primeiras contrações até o momento do parto.

A ideia surgiu depois que Moritz se deu conta de que a maioria de suas pacientes montavam playlists especiais para o momento da maternidade. Ele decidiu então usar sua experiência médica para montar uma seleção ideal.

A playlist começa com músicas lentas e suaves. Conforme o tempo do trabalho de parto corre, elas dão lugar a faixas mais agitadas e intensas. Todas as faixas selecionadas são cantadas em inglês.

Em entrevista ao jornal New York Daily News, o médico falou sobre as vantagens da música na hora do parto:

“A música influencia fortemente o sistema límbico do nosso sistema nervoso central que gerencia nossas memórias, emoções, e como lidamos com medo e a dor. Faz muito sentido as mulheres ouvirem música durante o parto como uma fonte de conforto e força. Além disso, os hospitais, especialmente salas de parto, podem ser barulhentos – uma boa playlist ajuda essas mães a se distraírem e se blindarem desses ruídos externos, lidando melhor com o medo e a dor, levando-as a uma experiência de parto mais positiva."

Ouça a playlist a Birthing Playlist:

Na entrevista, Dr. Moritz também deixou algumas dicas para a futura mamãe que queira uma montar playlist personalizada.

Veja a seguir:

- Os sons devem ser reconfortantes;

- É importante que algumas músicas remetam à adolescência da mulher (o que gera sensação de familiaridade);

- Invista em instrumentais bem elaborados e variedade de artistas;

- A playlist deve ser longa: cerca de dez horas para mães de primeira viagem e cinco para mulheres que já tiveram filho;

- Vale escolher canções com temas bonitos e que façam a mulher se sentir poderosa; o momento será marcante e é ideal manter essa aura de emoção.