NOTÍCIAS
08/03/2016 10:52 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

Orquestra alemã faz concerto especial para refugiados (VÍDEO)

Três orquestras consagradas na Alemanha se reuniram na nobre missão de dar boas vindas aos refugiados que chegam - fugindo da guerra e da violência - ao país.

Na última semana, sob o comando de importantes maestros, as orquestras se apresentaram em Berlim. No entanto, a plateia não era a habitual: refugiados e trabalhadores voluntários receberam os convites sem precisar pagar nada, de acordo com a DW.

Segundo o Guardian, 2.200 refugiados compareceram à noite, batizada de "Welcome Among Us" (Bem Vindos Entre Nós, em tradução livre).

"Sejam bem vindos, sintam-se em casa e aproveitem a música", pediu Iván Fischer, um dos maestros, de origem húngara, falando em árabe.

À DW, os organizadores do evento disseram que a iniciativa foi motivada pelo desejo de "uma nova Europa".

"Nós queremos voltar à velha Europa? Nações contra nações, religiões contra religiões, colônias... Uma nova Europa está nascendo quando as pessoas abrem suas portas e seus corações".

Entrevistado pelo JP Post, Raman Khalaf disse que o evento foi o maior símbolo de apoio da Alemanha.

No ano passado, a Alemanha recebeu mais de 1 milhão de refugiados, com a chanceler Angela Merkel defendendo - e recebendo críticas - a política de "portas abertas".

A última vez que a Filarmônica de Berlim, a Staatskapelle Berlin e a Konzerthaus Orchesrta Berlin se reuniram foi após os atentados de 11 de setembro.