NOTÍCIAS
04/03/2016 17:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

Após Lava Jato mirar em Lula, PSB anuncia guinada à oposição

Montagem/PSB/Agência Brasil

O PSB que até então se intitulava independente decidiu assumir a posição de oposição após a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato, que atinge o ex-presidente Lula. A decisão será referendada na próxima reunião do partido.

Em nota, o presidente da legenda, Carlos Siqueira, disse que, desde eleita, a presidente Dilma Rousseff "perdeu a credibilidade e a capacidade de governar, impondo graves conseqüências para o nosso povo, que desde então sofre com a recessão, a carestia, o desemprego – uma crise social que deve ser solucionada por um governo legítimo".

Ele acrescenta que acontecimentos "dos últimos meses evidenciam um quadro de deterioração ética que foge à normalidade e que leva o PSB a reafirmar a postura crítica em relação ao governo federal e marchar em definitivo para a oposição a este governo, posicionamento que deverá ser convalidado pela Executiva Nacional".

"O funcionamento das instituições de Estado – Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal – deve ser respeitado em uma democracia, de modo que ninguém possa ser sacralizado e, menos ainda, vitimado simplesmente por responder a acusações que pesem contra ele, independentemente do cargo que ocupa ou que ocupou. Em uma democracia madura, ninguém se surpreende com ações dessa natureza por órgãos de Estado.”

Nesta sexta-feira (4), o ex-presidente Lula prestou depoimento na Lava Jato. Os investigadores suspeitam que ele tenha recebido R$ 30 milhões desviados da Petrobras. Ao longo do dia, aliados do ex-presidente e petistas se movimentaram para defender o ex-presidente e evitar que a operação respingue ainda mais no governo.

LEIA TAMBÉM:

- Alvo da operação Lava Jato, ex-presidente Lula ataca Ministério Público e imprensa: 'Por que a Rede Globo não me empresta um sítio?'

- Lava Jato: Investigadores veem indícios de favorecimento de Lula por empreiteiras

- Depoimento de Lula na Polícia Federal de Congonhas é marcado por confusão (VÍDEOS)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: