MULHERES
01/03/2016 21:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:35 -02

Lena Dunham sobre polêmica com Photoshop: 'Não culpo ninguém, exceto a sociedade em geral'

Nós adoramos Lena Dunham. A criadora e protagonista da série Girls, de 29 anos, tem sido uma das vozes mais fortes para falar sobre como a beleza feminina fora dos padrões - como a dela própria - pode ser alvo de repreensões por ser considerada "inadequada" e, em muitos casos, até alterada em imagens com o uso do Photoshop.

E nesta terça-feira (1), a atriz reclamou no Instagram sobre uma foto sua, na capa da edição de março da revista espanhola Tentaciones, publicada pelo jornal El País, que lhe pareceu ter sido alterada mais do que o comum na ferramenta de edição de imagens.

Não dá para dizer o quanto da imagem realmente foi retocada, como você verá abaixo, mas isso não impediu Dunham de usar o acontecido como uma oportunidade para dizer a necessária verdade a respeito do assunto.

"Estou genuinamente honrada por estar na capa", escreveu a atriz, no post. "Mas meu corpo NUNCA teve ou terá essa aparência - a revista fez mais do que a média de Photoshop."

"Então, se você estiver engajada no que eu faço, por que não ser honesta com seus leitores? Com muito amor, Lena."

Em seguida ao comentário de Dunham, o El País a respondeu em uma carta aberta (em espanhol), explicando o acontecido, e um post no Instagram.

"Querida Lena Dunham, nós não retocamos a foto", escreveu a Tentaciones na rede social.

Já na carta, a revista diz que seu objetivo ao escolher a atriz como capa é celebrar o trabalho dela em Girls e sua atuação no feminismo.

"Aqueles que nos conhecem e leem nossa revista sabem que nós não usamos Photoshop ou outras ferramentas digitais para mudar a aparência de pessoas em nossa capa ou dentro da revista", declarou.

Dunham, ao receber sua foto por inteiro, e não apenas com o enquadro usado na capa da revista, deu sua tréplica, agradecendo pelos esclarecimentos.

"É uma sensação esquisita ver a foto e não saber mais se é seu próprio corpo (e eu tenho bastante certeza de que esse nunca será o tamanho da minha coxa, mas honestamente, não dá para dizer o que foi diminuído e o que não foi)", escreveu no Instagram.

"Não estou culpando ninguém ('cê sabe, menos a sociedade em geral)."

Boa, Lena!

(As fotos do editorial, tiradas por Ruven Afanador em 2013, estão aqui.)

LEIA MAIS:

- Jornalista abre salão acessível para cachos: 'Assumi-los é ato político'

- Jennifer Lawrence é a mais bem paga entre todas as indicadas ao Oscar deste ano

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: