MULHERES
24/02/2016 19:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Após críticas a texto sobre feminismo, Fernanda Torres se desculpa em novo artigo: 'Prometo estar atenta'

Sean Gallup via Getty Images
BERLIN - FEBRUARY 14: Brazilian actress Fernanda Torres attends the photocall of 'The House of Sand' ('Casa de Areia') as part of the 56th Berlin International Film Festival (Berlinale) on February 14, 2006 in Berlin, Germany. (Photo by Sean Gallup/Getty Images)

Após críticas ao texto Mulher, publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal Folha de S. Paulo, a atriz e escritora Fernanda Torres pediu desculpas nesta quarta-feira (24), por meio de um novo artigo publicado no mesmo blog.

Em Mea Culpa, ela diz que refletiu sobre a discussão durante os últimos dias: "O que me cabe são profundas desculpas. Procurarei estar atenta e comprometida com essas reivindicações", afirma, referindo-se às bandeiras dos movimentos feministas.

No primeiro texto, Fernanda fez uma série de afirmações que causaram polêmica.

Ao contar sobre sua história, a atriz disse que “a vitimização do discurso feminista” a irrita mais que o machismo e que “reclamar do homem é inútil”.

Outros trechos do artigo que foram alvos de críticas se referem a sua antiga babá, Irene, definida pela atriz como “um avião de mulher”, para quem o assédio sofrido na rua "era um poder admirável que ela possuía e que nunca cheguei a experimentar.”

No novo artigo, a atriz diz que "as críticas procedem, quando dizem que eu escrevi do ponto de vista de uma mulher branca de classe média. É o que sou."

Ela admite que "esperava-se de uma voz feminina, que tem um espaço para se posicionar, uma opinião menos alienada e classista."

E encerra o texto pedindo "perdão por ter abordado o assunto a partir da minha experiência pessoal que, de certo, é de exceção."

O pedido de desculpas de Fernanda Torres foi recebido com elogios na web:

LEIA MAIS:

- Anna Muylaert: ‘Chegou a hora de uma nova onda feminista'

- 'Sororidade' é palavra que traz a lição mais importante do feminismo

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: