MULHERES
22/02/2016 17:08 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Atriz Fernanda Torres critica 'vitimização feminista' em texto e gera discussão nas redes sociais

JOCHEN LUEBKE via Getty Images
BERLIN, Germany: Brazilian actress Fernanda Torres poses during a photocall 14 February 2006 in Berlin as she presents her film 'Casa de Areia' (The House of Sand) shown in the Panorama programme of the 56th Berlinale Film Festival. This year's edition will see 19 films competing for the Golden Bear, and takes place until 19 February 2006. AFP PHOTO DDP/JOCHEN LUEBKE GERMANY OUT (Photo credit should read JOCHEN LUEBKE/AFP/Getty Images)

A atriz e escritora Fernanda Torres gerou polêmica nas redes sociais devido ao seu último texto publicado no blog #AgoraÉqueSãoElas, do jornal Folha de S. Paulo, intitulado Mulher.

Nele, a autora afirma que "Não me incomoda o machismo" e que "A vitimização do discurso feminista me irrita mais do que o machismo." Ainda, a atriz faz menção às suas memórias e relata a sua relação com uma antiga babá, a Irene, que era "um avião de mulher".

Para ela, "o assédio [sofrido por Irene] não a diminuía, pelo contrário, era um poder admirável que ela possuía e que nunca cheguei a experimentar [...] Já beirando a idade em que nos tornamos invisíveis ao peão da obra da esquina, rejeito as campanhas anti fiu fiu e considero o flerte um estado de graça a ser preservado."

O espaço produzido por Alessandra Orofino, Ana Carolina Evangelista, Antonia Pellegrino e Manoela Miklos é aberto para que mulheres possam escrever sobre diversos temas. Apesar de não se intitular um blog feminista, grande parte dos textos publicados enaltece o empoderamento da mulher.

Na internet, as palavras de Fernanda Torres estão sendo criticadas e suas afirmações estão provocando discussões sobre o tema.

O blog do projeto #agoraéquesãoelas avisou, de saída, que era um blog feminino e não feminista. Mas daí a publicar um...

Publicado por Daniela Lima em Segunda, 22 de fevereiro de 2016

A atriz Fernanda Torres dando o que falar e propondo refletir: "A vitimização do discurso feminista me irrita mais do...

Publicado por Olmo e a Gaivota em Segunda, 22 de fevereiro de 2016

A repercussão do texto da atriz se dá no mesmo dia em que a campanha #SouFeministaPQ, promovida pela página Não Me Kahlo, está nos trending topics do Twitter.

Por meio da marcação, mulheres e homens relataram experiências sobre o apoio ao feminismo.

LEIA MAIS:

- #SouFeministaPq: Mulheres se organizam nas redes sociais para mostrar porque o feminismo é TÃO importante

- #FreeKesha: Taylor Swift doa R$ 1 milhão a Kesha para apoiá-la em briga judicial contra Dr. Luke

- Em resposta ao 'Desafio da Maternidade', feministas desconstroem a imagem idealizada do que é ser mãe

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: