NOTÍCIAS
18/02/2016 12:29 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Empregada doméstica consegue casa moderna com R$ 150 mil que juntou na poupança

A nova casa da empregada doméstica Dalvina Borges, de 74 anos, faz sucesso na Vila Costa Melo, zona leste de São Paulo.

E isso ocorre não só por causa de seu visual moderno.

Além de seu acabamento de concreto aparente e boa distribuição de espaço, a residência tem uma história curiosa e inspiradora.

Dalvina fez economias durante 30 anos que possibilitaram uma mudança de realidade quando a antiga casa começou a se deteriorar (e até desmoronar).

A quantia de R$ 150 mil era o que ela tinha na poupança para investir. Com a ajuda do filho, em vez de um construtor, a família procurou por arquitetos para realizar o projeto.

O escritório Terra e Tuma, aceitou o desafio e se responsabilizou pela empreitada, mostrando que uma casa arrojada e funcional não é sinônimo de custo alto.

“Tratamos como um projeto normal. Teve a nossa remuneração, cálculo de estrutura, empreiteiro e aprovação da prefeitura” contou o arquiteto Pedro Tuma ao jornal Folha de S. Paulo.

A casa de Dalvina rendeu, inclusive, um prêmio internacional ao escritório. O projeto venceu na categoria 'Casa' do Building of the Year 2016, do site Archdaily, que elege as 14 melhores construções de todo o mundo.

A seguir, você confere imagens da residência que é destaque na vizinhança.

No player abaixo, você acompanha o depoimento de Dalvina à revista Arquitetura e Construção, revista na qual a casa foi tema de reportagem no final de 2015.

Se você se interessa por arquitetura, é possível saber mais detalhes do projeto aqui.

LEIA MAIS:

- Pelas janelas do mundo: Uma entrevista com o fotógrafo André Vicente Gonçalves

- Seca em reservatório revela igreja de 450 anos de idade no México

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: