ENTRETENIMENTO
12/02/2016 12:29 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

O que aprendi após começar a beber dois litros de água todos os dias

A verdade é que sempre fui muito relaxado em questões que envolvem a saúde. E, não, não me orgulho nem um pouco disso, mas, sabe como é, mudar nunca é fácil. Só que, em 2016, resolvi fazer diferente e abandonar alguns péssimos hábitos. Fazer escolhas mais saudáveis mesmo, tanto para a mente, quanto para, obviamente, meu corpo.

E sabe aquele negócio que a sua mãe sempre disse sobre beber dois litros de água por dia? Não saiu da cabeça dela, não. É a ciência que afirma! E, bem, não era algo que eu fazia. Não mais! Propus o desafio de tentar me regrar e por uma semana inteirinha tomar direitinho esse líquido sem gosto, mas essencial para a vida. Eis minhas impressões!

É tudo uma questão de hábito.

O primeiro dia foi o mais difícil e, verdade seja dita, não consegui tomar os dois litros de água que tinha prometido. Metade de mim sabia que era o certo a se fazer, mas a outra metade não deixava. #taurino Mas, vencida a resistência inicial, passei a cumprir o cronograma direitinho. E, melhor: para não esquecer, coloquei uma garrafinha de água do lado da minha mesa na redação. Assim, não teria desculpa para não beber água. E não é que funcionou? Beber água, assim como fazer exercícios, manter uma rotina diária de beleza ou virar uma leitora assídua depende muito do primeiro passo. E assim, meio que de repente, você se acostuma com esse novo - e saudável - hábito.

Sim, sua pele fica ótima.

Imagina só uma pessoa que não tomava nada de água? Era eu. Minha pele não é horrível, mas também não é um grande exemplo, afinal, eu nunca fui lá muito regrado. No máximo, espirrava uma águinha termal após o banho. Cremes e hidratantes? Só quando lembrava (ou quando a preguiça deixava!). Acredite se quiser, isso mudou. Não sei o que aconteceu, mas após decidir beber água, me senti mais encorajado a cuidar melhor do meu rosto e, sim, parece mentira, mas em uma semana pude ver resultados. Minha pele ficou mais firme, mais hidratada e aqueles cravos e espinhas pontuais meio que me deram uma folga. Pois é.

Sua resistência aumenta.

Por algum tipo de coincidência cósmica o ~experimento~ iria atravessar o Carnaval. E, mesmo com os meus planos que incluiam ir todos os dias da festa aos bloquinhos que invadiram São Paulo, eu tinha que continuar minha rotina de tomar água. E, olha, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Entre uma cerveja e outra, entre uma marchinha e outra, lá estava ela, a garrafinha de água! Me senti mais disposto para a maratona, achei que a minha resistência aumentou muito, e a melhor parte: zero ressaca no dia seguinte. O saldo do Carnaval de rua? Sucesso!

E seu ânimo fica lá no alto.

Há meses que eu prometo a mim mesmo sair para correr todos os dias. Não é uma questão de ter o ~corpo do verão~, mas ter uma vida mais saudável mesmo. E não sei o que rolou, mas no mesmo dia que comecei a beber água, resolvi tomar coragem e colocar os tênis de corrida. E foi assim também no dia seguinte. E no seguinte. E no seguinte. Quando vi, tinha saído para correr a semana toda. E não apenas isso: mudei bastante a minha alimentação. Adeus, montes de produtos industrializados. Olá, frutas e verduras! É, obrigado, água!

E, claro, as inúmeras idas ao banheiro.

Essa é a parte chata e é inevitável: você vai frequentar MUITO MAIS o banheiro. E, não, tem nada de errado com isso. Mas é bom ficar de olho na cor do seu xixi! Se ele estiver totalmente transparente significa que, talvez, o consumo de H2O esteja mais elevado do que o seu organismo realmente necessita. Saiba mais sobre isso aqui. O ideal mesmo é ele sair ligeiramente amarelo.

Basicamente, você só ganha bebendo água direito.

Mais hidratação, mais ânimo, uma pele melhor, um humor melhor... Beber água é demais e só me trouxe coisa boa. Obviamente, o que eu passei não tem valor científico, mas são inegáveis todas as melhoras que senti. Então, se você é do tipo que não gosta de água ou não consegue bebê-la de forma regrada, dê uma chance. Pode ser o start de um alguns hábitos mais saudáveis, como foi para mim. Definitivamente, é a experiência de uma semana que eu vou levar para a vida.

LEIA MAIS

- 5 dicas para você usar melhor a Netflix

- Dicas para gostar de ler

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: