MUNDO
10/02/2016 09:33 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Bernie Sanders e Donald Trump vencem primárias em New Hampshire

MANCHESTES, Estados Unidos (Reuters) - O bilionário Donald Trump e o senador Bernie Sanders confirmaram seu favoritismo e venceram, respectivamente, as primárias dos partidos Republicano e Democrata

Getty

O bilionário Donald Trump e o senador Bernie Sanders saíram vencedores nas primárias dos partidos Republicano e Democrata no estado de New Hampshire.

Com 89% das urnas apuradas, Bernie Sanders, autoproclamado socialista, mantém larga vantagem sobre a moderada Hillary Clinton.

O senador pelo estado de Vermont, que concorreu ao cargo de forma independente, tem 60% dos votos, contra 38,4% da democrata "da gema".

Já entre os republicanos, a disputa ganhou um traço de surpresa. Donald Trump, como esperado, não repetiu o desempenho fraco em Iowa, onde amargou um terceiro lugar.

Com 89% dos votos apurados, o bilionário tem 35,1% dos votos. Em segundo lugar, porém, despontou uma zebra.

O governador de Ohio John Kasich, conservador centrista que faz o estilo "paz e amor" em contraste com o discurso xenófobo, racista e sexista de Trump, ficou com 15,9% dos votos.

Já o ultraconservador texano Ted Cruz, que venceu em Iowa, o senador da Flórida Marco Rubio e o ex-governador da Flórida Jeb Bush estão embolados no terceiro lugar.

O resultado reflete a polarização do estado, conhecido por não apoiar candidatos "típicos", alinhados à base de seus partidos.

Isso porque em New Hampshire, parte dos republicanos tendem a ser mais moderados e os democratas, mais à esquerda.

Outro ponto que o diferencia do resto do país é o fato de ser um estado "pêndulo": quatro em cada dez pessoas não têm preferência partidária definida.

(Com informações da Reuters e da Associated Press)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: