MULHERES
14/01/2016 18:22 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

18 fotos F*DONAS de pequenas atletas que estão prontas para qualquer esporte

A fotógrafa Christin Rose espera que sua nova série de fotos possa empoderar jovens meninas através do esporte.

Intitulado "She Plays, We Win" (Ela Joga, Nós Vencemos), o projeto mostra poderosos retratos de garotas atletas de 7 a 14 anos. “Sou inspirada por meninas duronas em todos os lugares — por suas unhas pintadas lascadas, joelhos esfolados e espíritos destemidos”, disse Rose ao The Huffington Post. “O projeto pretende celebrar a confiança e a paixão pelo atletismo agora, porque isso terá uma direta correlação sobre o êxito delas, à medida que crescem para serem mulheres fortes e independentes neste mundo em constante mudança.”

“O objetivo deste projeto é fotografar meninas para inspirar outras que talvez não tenham confiança para praticar algo radical (como skate ou jogar beisebol!)”, acrescentou. “Precisamos celebrar essas garotas agora, assim o empoderamento irá durar para o resto de suas vidas.”

#ShePlaysWeWin mostra atletas como Charli, a única garota de seu time de hóquei no gelo; ela espera que as meninas que vejam suas fotos também se inspirem a fazer o mesmo. Segundo a fotógrafa, “Charli quer que qualquer garota saiba que é possível e que não desanime, não importando o que disserem a você.”

Rose selecionou as atletas para o ensaio fotográfico entrando em contato com organizações que defendem a igualdade de gênero no esporte e na vida, como a Girl is NOT a 4 Letter Word, fundada pela skatista Cindy Whitehead, e a Baseball For All, comandada por Justine Siegal. Desde que as fotos iniciais foram tiradas, Rose manteve contato com os pais e com as atletas através das redes sociais.

Ao trabalhar com essas inspiradoras garotas, sendo que muitas delas competem em esportes tradicionalmente dominados por homens, Rose aprendeu que não são apenas “super talentosas no que fazem”, mas também têm uma ampla gama de interesses além da prática de esportes.

Quando perguntada sobre o que a faz sentir a mais bonita, Sky, de 7 anos, respondeu à fotógrafa: “Quando acabei de fazer uma manobra ou quando estou dançando. Ou me maquiando e fazendo outras coisas em frente ao espelho”.

Respondendo à mesma questão, Julia, uma jogadora de futebol de 10 anos, disse: “Eu me sinto mais bonita quando estou correndo rápido, marcando um gol”.

“Essas garotas são incríveis e devo dizer, todas muito, muito únicas”, Rose afirmou ao HuffPost. “Eu realmente quero que as almas dessas garotas brilhem através dos retratos; quero ver sua força, sua história, sua paixão através de seus pequenos olhos brilhantes”.

Rose espera que o projeto “She Plays, We Win" vá além do ensaio fotográfico. Ela convida outras atletas a compartilhar suas próprias fotos usando a hashtag #sheplayswewin, e prevê iniciar um programa depois do horário escolar envolvendo esporte e/ou fotografia.

“Ser uma garota na sociedade é muito difícil hoje”, diz a fotógrafa. “Você vê tantas imagens constantemente sobre o que significa ser bonita e, francamente, precisamos ver mais atletismo, mais força, mais meninas duronas” que mostrem que estão à altura dos meninos, disse, “mais meninas com seu próprio estilo.”

Rose acrescentou: “Beleza é qualquer coisa que você quiser ela que seja”.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: