MULHERES
24/12/2015 17:47 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Alho torna cheiro de homens ‘mais atraente' para as mulheres, aponta estudos

Jerry Redfern via Getty Images
BANGKOK, THAILAND - 2005/05/14: Sompop Nontaud, cooking instructor at the Thai Cooking School at the Oriental Hotel, dices herbs to be used to make a red curry paste.. (Photo by Jerry Redfern/LightRocket via Getty Images)

Indo contra a sabedoria convencional, acrescentar um pouco de alho à sua dieta pode ajudar.

Consumir uma boa dose de alho pode tornar o cheiro dos homens significativamente mais atraente para as mulheres, de acordo com uma nova série de estudos publicados na revista de pesquisa Appetite.

Em um desses três estudos, pesquisadores da Universidade Charles, em Praga, pediram que metade de um grupo de homens comesse um sanduíche de queijo com 12 gramas de pasta de alho (cerca de seis dentes), enquanto a outra metade comeu um sanduíche sem alho.

Eles foram instruídos a limitar outros efeitos sobre os odores do corpo, tais como evitar usar desodorante ou fumar. Todos os homens que participaram do estudo depois usaram chumaços de algodão nas axilas para coletar o suor e odor do corpo por 12 horas.

Uma semana depois, os homens inverteram o tipo de sanduíche e repetiram o experimento. Os dois tipos de chumaços foram então apresentados para um grupo de mulheres, que os cheiraram e deram uma nota para o algodão de acordo com a atratividade.

Os chumaços selecionados depois que os homens haviam comido a dose generosa de alho foram classificados como tendo odores mais “atrativos”, “agradáveis” e “masculinos”, de acordo com o estudo. Hummm...

Esses homens haviam consumido 12 gramas de alho, a quantidade presente em cerca de 17 pãezinhos finos de alho. E há uma maneira mais rápida de obter o resultado: um terceiro estudo revelou que cápsulas de alho compradas em lojas provocaram o mesmo efeito.

No geral, os 12 gramas de alho fresco consumido resultaram em notas de 2.9 a 3.1 em uma escala de atratividade de 1 a 7.

Embora não pareça uma enorme diferença, é grande o suficiente para que cientistas a considerem estatisticamente significativa, segundo a revista Psychology Today. Mas, como mencionado, um homem terá que consumir muito alho para estimular seu poder de atração.

Os pesquisadores dizem que esses resultados positivos poderiam ser explicados pelas propriedades antioxidantes do alho, que têm se mostrado eficazes na melhora do odor do corpo de uma maneira geral. Ou poderiam estar relacionados à ampla gama de benefícios do alho para a saúde — incluindo benefícios cardiovasculares e antibactericidas — que as mulheres podem ter aprendido a “farejar” em um parceiro saudável.

De uma forma ou de outra, é mais uma desculpa para comer frango com alho esta noite. Bon appétit!

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: