NOTÍCIAS
18/12/2015 17:38 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Joaquim Levy sai e entra Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda

ANDRE DUSEK/Estadão Conteúdo

A presidente Dilma Rousseff escolheu o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para suceder Joaquim Levy no comando do Ministério da Fazenda. De acordo com a Folha de S.Paulo, o anúncio oficial será feito ainda nesta sexta-feira (18).

Levy já tinha acertado sua saída com a presidente, mas a intenção era continuar até janeiro para que Dilma pudesse escolher um nome para substituí-lo.

Nelson Barbosa estava entre os cogitados para o cargo, mas pesava a marca do mau desempenho do ajuste fiscal.

Em nota, Levy afirmou que ele e equipe fizeram o que dependia deles para cumprir a missão, assumida no início do ano, de reerguer a economia.

Na manhã desta sexta-feira, o ministro chegou a conversar com jornalistas que cobrem economia em tom de despedida e deixou um recado:

“Algumas iniciativas que nós tomamos, notadamente na distribuição da carga tributária, subsídios e renúncias, a gente não conseguiu chegar a pleno termo. Agora, no final do ano, tinha algumas medidas ligadas ao imposto de renda que eram, como podemos dizer, progressivas. (…) Não houve falha de ninguém. Há processos que interferiram. O desempenho da receita, por conta de interferência política, terminou afetando, com arrecadação abaixo do que você poderia projetar.”

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: