COMPORTAMENTO
18/12/2015 20:05 -02 | Atualizado 08/09/2017 13:49 -03

Homens revelam o que eles realmente pensam sobre seus corpos (FOTOS)

HuffPost UK

A relação que os homens têm com o próprio corpo é uma questão amplamente invisível.

Artigos que debatem se homens que usam tamanho GG devem ter a mesma visibilidade e apoio do movimento das mulheres GG, por exemplo, normalmente são ridicularizados.

"Se homens com excesso de peso devem ser verdadeiramente empoderados, eles devem ser empoderados para perder peso, não para enterrar o assunto sob [um estado de] negação prejudicial", escreveu Martin Daubney no Telegraph.co.uk, em resposta a um artigo que publicamos sobre a necessidade ou não de um movimento para homens GG.

Embora Daubney de fato destaque uma verdade — que um enaltecimento cego de todos os tipos de corpos independentemente das implicações para a saúde é irresponsável —, existe uma preocupação real de que os homens modernos não aceitam seus corpos.

Em 2012, a médica Phillippa Diedrichs, do centro de pesquisa sobre aparência da Universidade do Oeste da Inglaterra, conduziu um estudo revelando que "quatro em cinco homens (80,7%) mencionam coisas que despertam ansiedade sobre a própria aparência, fazendo referência a falhas, imperfeições, comparados com 75% das mulheres".

Não é que os homens se tornaram mais sensíveis nas últimas décadas. É só que a ideia de masculinidade — que é empurrada goela abaixo desde a infância — é muito vinculada à fisicalidade e ao tamanho, e isso não se encaixa mais nos papéis de gênero e visão estreita do que faz de uma pessoa um homem.

E onde estão os exemplos para se espelhar? No domínio público, o homem que posa sem camisa não tem um corpo perfeito e o faz para tirar sarro, ou está totalmente grogue e exibe o corpo fazendo levantamento de peso com um carro pequeno.

Com esse objetivo, decidimos conduzir nossa primeira série fotográfica no HuffPost Reino Unido, onde pedimos que homens posassem para a câmera sem camisa, e respondessem às perguntas sobre a percepção do próprio corpo.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost UK e traduzido do inglês.