COMPORTAMENTO
11/12/2015 17:24 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

Seus amigos que postam citações motivacionais no Facebook são idiotas, segundo a ciência

Reprodução Facebook

Entrar no Facebook e olhar seu feed é uma tarefa masoquista para muitas pessoas; nos piores momentos, isso é um lembrete de que, em algum ponto das nossas vidas, julgamos mal o caráter alheio e ficamos amigos de gente babaca. Tipo os dias quando passo pelo mural da minha ex-melhor amiga do colégio e rio como uma louca do fluxo de memes sobre como pit bulls são legais, postagens nostálgicas dos anos 90 e, claro, citações profundas sobre a vida: "'Você tem permissão para descansar. Você não é responsável por consertar tudo. Você não tem de tentar fazer todo mundo feliz. Agora, tire um tempo para você. É hora de se recarregar.' – Anônimo".

Segundo um novo estudo da Universidade de Waterloo, Canadá, minha ex-melhor amiga e outros como ela, na verdade, são idiotas. Na pesquisa, apropriadamente intitulada "On the reception and detection of pseudo-profound bullshit" ["Da recepção e detecção de groselhas pseudoprofundas"], o candidato a PhD Gordon Pennycook e quatro outros pesquisadores alegam que há uma ligação entre baixa inteligência e ficar impressionado com citações supostamente profundas.

No estudo, os pesquisadores usaram um site chamado Sebpearce.com, que gera declarações aleatórias que parecem profundas, como "Esta vida é nada mais que um oásis enobrecedor de fé autoconsciente" ou "Hoje, a ciência diz que a essência da natureza é a orientação".

Nada!!!!

"Quando cruzei com o site, pensei se haveria uma pesquisa sobre isso: eu queria saber se as pessoas achavam essas declarações profundas", Pennycook disse à VICE. "Geralmente, vejo citações [no meu feed de notícias] que podem não ser tão infames, mas você vê muitas mensagens motivacionais... geralmente, uma citação com a foto de alguém que obviamente não disse aquilo – você encontra muito disso."

[Continue lendo aqui]

LEIA MAIS:

- Os góticos do Amazonas viverão para sempre, mas você não

- Por dentro do mundo luxuoso das bruxas mais ricas da Romênia

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: