NOTÍCIAS
09/12/2015 11:14 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

'Seria um presente à República', diz o deputado Chico Alencar sobre nova representação a Janot pelo afastamento de Cunha

Montagem/Estadão Conteúdo

O PSol e a Rede Sustentabilidade protocolaram na manhã desta quarta-feira (9) uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo afastamento do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. A medida será analisada pelo procurador-geral Rodrigo Janot, que pode ou não dar prosseguimento ao pedido para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Deputados do PSOL e da Rede protocolaram hoje, na PGR, nova representação contra o deputado Eduardo Cunha. "No dia...

Posted by Chico Alencar on Quarta, 9 de dezembro de 2015

Foram a gota d’água os vários adiamentos da votação do relatório que pede a cassação de Cunha no Conselho de Ética – por manobras do peemedebista e seus aliados, segundo os autores do pedido de afastamento –, somados à forma com que o presidente da Câmara conduziu a votação para eleger os membros da Comissão Especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Já tínhamos ponderações sobre isso. Agora pedimos com essa medida cautelar que ele seja afastado da presidência da Câmara. Temos fatos novos, há todas essas irregularidades, uma nova improbidade a cada semana, além dos elementos contra ele (Cunha) que a PGR já tem. Queremos agora que a procuradoria se pronuncie”, disse ao HuffPost Brasil o deputado federal Chico Alencar, líder do PSol na Câmara.

O PSOL e a Rede protocolam nesta quarta-feira, 9/12, às 11 horas, na Procuradoria Geral da República (PGR), nova...

Posted by Liderança Do Psol on Quarta, 9 de dezembro de 2015

Os deputados dos dois partidos autores da medida cautelar foram recebidos pela vice-procuradora da República, Ela Wiecko. Em viagem, o procurador-geral Rodrigo Janot conversou com algumas parlamentares na segunda-feira (7) e prometeu avaliar o pedido nos próximos dias. Ele também se reuniu nesta semana com deputados ligados ao Conselho de Ética, que também reclamaram de Cunha e seus aliados.

De acordo com Alencar, as bancadas de PSol e Rede esperam que Janot apresente uma posição até o Natal. Um eventual afastamento de Cunha seria celebrado como ‘um presente natalino’? O deputado fluminense assim respondeu: “Olha, seria um presente de Natal no melhor sentido: imaterial. Mais do que isso, seria um presente à República”.

O líder do PSol ainda vê a possibilidade do Conselho de Ética votar nesta quarta-feira pela admissibilidade do relatório contra Cunha, algo que, se acontecer, pode servir como mais um elemento a favor do afastamento do peemedebista do comando da Casa. “As provas são muito contundentes, acredito que a votação será pela admissibilidade do processo contra ele”, comentou Alencar.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: