NOTÍCIAS
01/12/2015 16:13 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:35 -02

A ciência, a tecnologia e a inovação não são exclusivamente branca e amarela

Guilherme Santana/VICE

Pequeno teste: pergunte a um universitário brasileiro quantos professores negros ele ou ela tem. Guarde a resposta um pouquinho. Antes, responda outro desafio: discorra, de cabeça, nomes de grandes inventores, cientistas, empreendedores e mestres do conhecimento vistos na sua educação. Einstein, Tesla, Santos Dumont, da Vinci, Turing... Notou a semelhança entre os dois grupos?

Há muitos anos os negros são minoria no conhecimento científico. O senso comum nos diz que a área é dominada exclusivamente por brancos e asiáticos desde que o mundo é mundo. Mas a História, se analisada com as lentes certas, é bem diferente. Foi o que constatou o historiador paulistano Carlos Eduardo Machado, de 44 anos, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da rede municipal e da Universidade São Judas Tadeu. Inconformado com as estatísticas e a exclusão da raça negra na ciência, ele tomou para si a missão de encontrar cientistas e inventores negros e negras ao longo dos séculos.

Depois de anos de pesquisa, ele escreveu, em 2005, o livro Negras e Negros Inventores, Cientistas e Pioneiros – Contribuições para o Desenvolvimento da Humanidade, que conta os detalhes de várias tecnologias inventadas por pessoas negras, a exemplo do elevador e do ar condicionado. Hoje, além de dar palestras sobre o tema, ele atualiza sua obra – que, segundo ele, vem sendo complementada há dez anos – com novas informações que encontra no caminho. O livro tem ganhado novas edições e a próxima será lançada no primeiro semestre do ano que vem.

Para ele, o racismo na academia mora na invisibilidade dessa população nas áreas de conhecimento científico. “O racismo não é só uma discriminação ou um impedimento para alguma coisa, mas ele também se manifesta no pensamento, na forma como se pensa a sociedade”, reflete o professor.

[Continue lendo aqui]

LEIA MAIS:

- Ativistas que planejam protestar nas Olimpíadas poderão ser acusados de terrorismo

- ​Como um monte de gente inocente é presa por causa de memórias falsas

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: