NOTÍCIAS
13/11/2015 14:48 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

Áustria irá erguer cerca na fronteira com a Eslovênia para deter fluxo de refugiados

STR via Getty Images
Slovenian soldiers set barbed wire fences on the Slovenian-Croatian border near Rakovec on November 12, 2015. Slovenia found itself on the Balkans route taken by thousands of migrants heading to northern Europe after Hungary sealed its borders with Croatia and Serbia and began erecting razor wire along the border with fellow European Union member Croatia on November 11, in a move the government says will help it better manage a record influx of migrants. More than 180,000 passing have passed through the small EU member state of two million people since mid-October, all but a handful heading for Austria and beyond. AFP PHOTO / STRINGER (Photo credit should read STR/AFP/Getty Images)

A Áustria irá construir uma cerca de quase quatro quilômetros dos dois lados de sua movimentada passagem de fronteira com a Eslovênia, para ajudar a deter o fluxo de milhares de refugiados que chegam diariamente a seu território, disseram autoridades austríacas de alto escalão nesta sexta-feira (13).

Trata-se da medida mais recente de um país do maior corredor imigratório da Europa, que vai da Grécia à Alemanha, para lidar com ou restringir o fluxo de refugiados desde que centenas de milhares de pessoas começaram a seguir para a Áustria e para a Alemanha dois meses atrás.

A Eslovênia começou a erguer uma cerca de arame farpado em partes de sua divisa com a Croácia na quarta-feira, dizendo que pretende controlar melhor a chegada em seu território, que teve início pouco depois de a Hungria montar cercas em sua fronteira sul para deter as multidões a pé.

Em uma entrevista coletiva com outros membros do gabinete e funcionários de primeiro escalão, a ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, anunciou uma série de medidas que serão postas em prática perto da passagem de fronteira de Spielfeld em coordenação com a Eslovênia.

Entre elas está um “corredor de segurança” cercado em território esloveno e um reforço nas patrulhas de forças de segurança eslovenas nos arredores dessa área, disse.

A Áustria também fará preparativos que lhe permitirão construir uma cerca ao longo de um trecho de 25 quilômetros da fronteira dentro de um prazo de 48 horas se necessário, declarou a ministra. Uma autoridade disse que isso envolveria contêineres com arame farpado prontos para transporte.

Na quinta-feira, líderes da União Europeia concordaram em convidar o presidente da Turquia para uma cúpula próxima para pedir seu auxílio na contenção da onda caótica de imigrantes no bloco a partir do território turco, o que ameaça a unidade da Europa e seu sistema de fronteiras abertas.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: