NOTÍCIAS
09/11/2015 14:25 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Catalunha aprova início do processo de independência da Espanha

Anadolu Agency via Getty Images
BARCELONA, SPAIN - NOVEMBER 09: Pro-independence activist holds a Catalan flag during the debate about the Catalonian breakaway from Spain at Catalan National Assembly (ANC) in Barcelona, Spain on November 09, 2015. (Photo by Albert Llop/Anadolu Agency/Getty Images)

A assembleia regional da Catalunha votou nesta segunda-feira (9) a favor de uma resolução para separação da região do restante da Espanha, reforçando um impasse com o governo central em Madri pela independência.

A declaração, que partidos pró-independência na região esperam que possa levar à separação da Espanha em 18 meses, foi apoiada pela maioria no parlamento regional.

"O Parlamento catalão irá adotar as medidas necessárias para iniciar este processo democrático de desligamento pacífico do Estado espanhol", de acordo com a resolução, em catalão.

Partidos a favor da independência da Espanha ganharam a maioria dos assentos na assembleia catalã, representando uma das regiões mais ricas da Espanha, em setembro.

Mas a Constituição espanhola não permite a saída de qualquer região, e o governo de centro-direita do premiê Mariano Rajoy rejeitou repetidamente a campanha catalã.

O governo iria fazer um apelo no Tribunal Constitucional para garantir que a resolução desta segunda "não tenha consequências", disse Rajoy.

"Entendo que muitos espanhois não toleram mais... esta tentativa contínua de deslegitimar nossas instituições", disse.

Pesquisas de opinião mostram que a oposição à independência catalã vence no restante da Espanha.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: