COMPORTAMENTO
09/10/2015 10:30 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

6 mães falam sobre as dores e alegrias de criar filhos com necessidades especiais

A fotógrafa Natalie McCain foi destaque nas manchetes com seu Honest Body Project (Projeto do Corpo Honesto, em tradução livre) —, uma poderosa coleção de fotos retratando mães falando sobre maternidade e imagem corporal. As fotos mais recentes do projeto foca em um grupo particular: mães de crianças com necessidades especiais.

Intitulada Defined by Our Hearts (Definidos por Nossos Corações, em tradução livre), a nova série mostra seis mães com suas crianças, compartilhando histórias e opiniões sobre a criação de filhos com deficiências.

THE HONEST BODY PROJECT / NATALIE MCCAIN

"Jillian é uma ruivinha divertida, inteligente, linda, determinada, de bom coração, doce. Adora ir para a escola, nadar, cantar, dançar e brincar com seus quatro irmãos mais velhos. Ela me ensinou que você é quem torna algo perfeito e a buscar o lado bom mesmo nas situações mais difíceis. Já não vejo a síndrome de Down. Apenas vejo Jillian. E não há nada no mundo que não faria por ela. Ela é a criança com a qual sempre sonhei, esperei e quis. Apenas demorou um pouco para que eu percebesse isso.”

A fotógrafa disse ao The Huffington Post que espera que Definidos por Nossos Corações alcance outras mães de crianças com necessidades especiais e inspire todos os pais —independentemente do nível de capacidade de seus filhos. “Espero que ajude mães cujos filhos estão se desenvolvendo a conversar com eles sobre como essas [outras] crianças são incríveis e a serem mais compreensivas”, disse.

“Não apresse seu filho quando ele fizer perguntas sobre outra criança com necessidades especiais”, continuou a fotógrafa, acrescentando que seu filho de três anos frequenta uma escola para crianças com problemas sensoriais e atrasos na fala.

“Vi tantas crianças me perguntarem, ou ao meu filho, por que ele fala como um bebê”, disse. “Espero que, ao elaborar uma resposta e reação saudável para essas perguntas, lhe transmitirá confiança para não se envergonhar à medida que vá crescendo. Nunca quero que se sinta menos do que os outros apenas porque tem dificuldades na fala.”

Assim como nas séries anteriores, McCain fotografou mães tendo conversas abertas e honestas vestidas apenas com a roupa de baixo — para que se sentissem empoderadas, “ajuda a normalizar o corpo natural” e “retratam melhor a maternidade”, disse.

“Embora as mães possam estar falando sobre suas crianças, a série ainda assim foca nas vidas, sentimentos, corpos de [todas] mães e na maternidade de uma maneira geral”, acrescentou. “Quando você se sente mais confiante e tem uma imagem positiva do corpo, isso afeta positivamente todas as áreas de sua vida.”

O título da série “Definidos por Nossos Corações” foi inspirado na declaração de uma mãe sobre seu filho, que marcou McCain. A fotógrafa disse ao HuffPost: “Todos deveríamos ser definidos por quem somos, como amamos, como vivemos nossas vidas, em vez das deficiências que possamos ter”.

Estas legendas foram editadas e condensadas. Visite o site Honest Body Projectpara ler mais sobre essas mães e suas famílias.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: