24/09/2015 18:29 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

9 segredos para ler antes do seu sorvete derreter

Ben & Jerry's

Você adora tomar sorvete, mas já se perguntou do que ele é feito? Se logo pensou em leite, saiba que está quase certo. E se a gente disser que existem nove ingredientes secretos escondidos nos sorvetes Ben & Jerry's e que, mesmo sendo um expert em sabores, você talvez nunca os adivinharia? Todos eles resumem o cuidado com a produção leiteira que garante cada vez mais uma matéria-prima de dar água na boca!

Abrimos as receitas e olha só o que escapuliu (psiu, pode contar para todo mundo, tá?):

1. Saúde do solo

Tudo começa do chão! Os cuidados com o solo das fazendas são fundamentais para uma produção de qualidade. O gerenciamento de matéria orgânica e o monitoramento da saúde do solo são pontos que sustentam a agricultura produtiva, além de garantirem o melhor uso dos recursos ambientais. Esse processo conta com opções como a proteção contra a erosão, a rotação de culturas e o gerenciamento animal.

2. Nutrientes

Somente 20% dos nutrientes consumidos pelas vacas acabam no leite! Para manter um nível elevado no produto final, elas precisam consumir uma alimentação de alta qualidade. Por isso, cada etapa do ciclo é importante: uma prática inteligente nas fazendas leiteiras é aproveitar os restos orgânicos gerados pelos animais para garantir o retorno dos nutrientes ao solo.

3. Biodiversidade

Se a gente não consumir os recursos naturais com responsabilidade, só vai sobrar amargor. É por isso que bons sorvetes são baseados no mínimo impacto ambiental. Biodiversidade, conservação de áreas naturais, cuidados no controle das pestes e escolha dos produtos químicos apropriados são fundamentais durante o processo. É surpreendente que tudo isso passe por aquela casquinha, a gente sabe! Mas essas estratégias estão sendo constantemente analisadas na fazendas leiteiras.

4. Bem-estar

Para ter um bom sorvete é preciso, claro, ter vaquinhas felizes. Quanto mais alegres e saudáveis elas estiverem, mais saborosa será a matéria-prima produzida. Uma interação tranquila entre os animais, o ambiente e os fazendeiros é fundamental! É necessário garantir as liberdades básicas, áreas confortáveis, cuidados de saúde, higiene… Tudo desde o nascimento dos bezerros.

5. Energia

A produção de laticínios pode ser conciliada com práticas de energia alternativa, diminuição da emissão de carbono e conservação de energia. Assegurar o eficaz gerenciamento de energia combustível e elétrica faz parte das aprimorações buscadas pela Ben & Jerry's nas fazendas parceiras.

6. Água

Outro recurso com o qual não podem faltar cuidados é a água. Técnicas para diminuir o escoamento nas instalações da fazenda, garantir o armazenamento natural e evitar o desperdício são prioridades na produção leiteira inteligente. Aí entra um bom plano de uso de água, que trabalha também com a implementação da reciclagem e reúso da água residual.

7. Capital

Muitas das fazendas leiteiras são propriedades familiares, que, quando contam com um plano de negócios eficaz, alcançam a garantia de estabilidade financeira e uma longa vida dos empreendimentos. Mas seu sucesso vai muito além das finanças. Qualidade de vida, boas condições de trabalho e o equilíbrio pessoal fazem parte do chamado capital humano social, essencial para gerar inovação e cooperação na produção. Todo esse carinho vai parar no sorvete.

8. Indicadores

Desde o tempo em que os leites eram entregues de porta em porta, os produtores conquistaram um papel de destaque na economia local. Como parte importante das comunidades rurais, as fazendas produtoras de laticínios dão suporte ao comércio da região, além de prover acesso recreativo e educacional. Esse é um dos principais motivos pelos quais precisam utilizar e monitorar eficientemente os recursos comunitários e ambientais que as envolvem.

9. Felicidade

ice cream

Fazer a diferença em cada um desses pontos é a proposta da Ben & Jerry's com as mais de 300 fazendas participantes do programa Amor ao leite. Juntos, eles buscam a conexão saudável entre a terra, os animais e as pessoas que cuidam deles. Tudo isso gera o maior ingrediente de todos, aquele que você sente logo depois da primeira colherada chegar na sua boca: a felicidade, claro!