NOTÍCIAS
24/09/2015 13:39 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

10 maneiras de relaxar em apenas 10 minutos

Reprodução/Headspace

Em meio à correria e ao estresse do dia a dia, 10 minutinhos podem fazer a diferença! Tirar o foco do trabalho ou dos estudos durante um breve momento não significa necessariamente procrastinar. Pequenas pausas nas tarefas são necessárias, e podem ser revigorantes. Essas dicas também podem ajudar quem passa por noites de insônia e quem não consegue se desligar das preocupações cotidianas, mesmo nas horas de lazer. A mente e o corpo agradecem!

1. Faça uma breve caminhada

De acordo com um estudo da American Psychological Association, 10 minutos de atividade física ao longo do dia são capazes de aliviar sintomas da depressão e melhorar o humor. Para melhores resultados, o ideal é caminhar ao ar livre.

2. Alongue-se

Passar muito tempo na mesma posição, especialmente em atividades que exigem concentração, pode acarretar em dores no corpo. Alongar-se de vez em quando é uma boa forma de evitar isso. O ideal é que isso não seja feito no mesmo local em que você está trabalhando ou estudando. Aproveite para dar aquela caminhadinha básica e também alongar-se.

3. Faça uma automassagem

Massagear as costas, nuca, cabeça e pés também é ótimo para aliviar a tensão e evitar dores. Não tem mistério e dá para fazer junto com o alongamento.

4. Telefone para um amigo ou parente

Nada de mensagem pelo Whatsapp, ok? É para realmente ter uma papo em tempo real! Ouvir a voz de uma pessoa querida tem o poder de melhorar o nosso ânimo e passar aquela sensação de que tudo vai ficar bem. Desabafar também é válido, por mais que a conversa seja rapidinha. Uma ligação inesperada para alguém com quem você não fala há tempos fará muito bem às duas pessoas envolvidas.

5. Medite

Não é novidade que a meditação tem o poder de relaxar a mente e proporcionar bem-estar. Se você não sabe por onde começar, o app Headspace pode dar uma ajuda! Nele você encontra pequenos guias diários que ajudam a dominar a arte da meditação. É uma espécie de academia mental de bolso.

6. Ouça sons relaxantes

Sons e músicas relaxantes ajudam a aliviar o stress e até mesmo desacelerar a pressão sanguínea. Você pode escolher canções calminhas ou utilizar apps como o Relax Melodies, que tocam sons da natureza e melodias para pra praticar yoga. Ideal para uma pausa no meio do dia ou para pegar no sono.

7. Escreva

O bom e velho sistema de diário pode ser útil nos momentos stress, ansiedade e angústia. Aqui o benefício é duplo: 1) escrever sobre os problemas pode ajudá-la a organizar suas ideias; 2) botar as coisas boas no papel vai faze-la lembrar que há muitos pontos positivos na sua vida.

8. Liste o que você deseja fazer na vida

Já ouviu falar na “bucket list”? Trata-se de uma lista com coisas a fazer antes de morrer. Experimente começar a sua e vá adicionando itens sempre que um desejo novo aparecer. A ideia é deixar a imaginação correr, com desejos grandes e pequenos. Essa é uma forma de vislumbrar possibilidades e, por que não?, colocar as coisas em prática.

9. Aproveite os pequenos prazeres da gula

Não estamos falando para devorar uma torta de chocolate por dia, mas se você está ~precisando~ de um pedaço, you go girl! Pode ser uma coxinha ou um cappuccino duplo com chantilly, você é quem manda. Mas não vale devorar na frente do computador, ok? Aproveite bem esse momento e lembre-se: não sinta culpa. Todas merecemos!

10. Assista a vídeos de gatos

Isso mesmo! Segundo uma recente pesquisa da Indiana University, vídeos de gatos são capazes de diminuir sentimentos negativos. Não custa tentar!

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: