NOTÍCIAS
22/09/2015 21:47 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Câmara dos Deputados premia Geraldo Alckmin por gestão na Sabesp

Brazil Photo Press/CON via Getty Images
SAO PAULO, BRAZIL - JUNE 24: Governor Geraldo Alckmin during announcement that there will be no increase in tolls and ferries at the Palacio dos Bandeirantes on June 24, 2013 in Sao Paulo, Brazil. The rate of increase of the tolls should be 6%, but the state government will bear this increase not to encumber the population. (Photo by Adriana Spaca/Brazil Photo Press/LatinContent/Getty Images)

Há pelo menos um ano nos noticiários, a crise hídrica no Estado de São Paulo passou despercebida em Brasília. A Câmara dos Deputados concedeu ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) o prêmio Lucio Costa Mobilidade, Saneamento e Habitação.

A escolha, feita pelos parlamentares da Comissão de Desenvolvimento da Casa, tinha como objetivo “reconhecer as iniciativas que buscam a melhoria da vida dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil”, nas palavras do deputado Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da comissão.

Alckmin foi indicado ao prêmio pelo correligionário e deputado federal João Paulo Papa (SP) justamente por conta dos trabalhos desenvolvidos na Sabesp, a companhia de saneamento básico paulista que há meses recorre ao segundo volume morto do Sistema Cantareira para abastecer a Grande São Paulo.

Embora a Sabesp afirme que o índice útil de água esteja em 15,3%, esse volume estaria, na verdade, em 13,9% negativos, segundo as contas de Marzeni Pereira, ex-tecnólogo da Sabesp por 23 anos, em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.

O deputado João Paulo Papa prefere o argumento de que o governador lidera uma gestão que faz de São Paulo o Estado da Federação mais próximo da universalização dos serviços de saneamento básico.

Ao lado do governador paulista, o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner (DEM), levou o prêmio. Ele implantou na cidade de Curitiba um modelo de mobilidade urbana, de preservação de áreas verdes e de reciclagem de resíduos sólidos que ficou internacionalmente conhecido.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, levou o prêmio Personalidades. O resultado se deve à implantação da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região do Porto do Rio de Janeiro e à Operação Urbana Porto Maravilha, que prevê a reestruturação de uma região histórica.

*com Agência Câmara

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: