17/09/2015 17:24 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

9 perguntas para responder antes de trocar seu smartphone

Gwenaël Piaser/Flickr
Paris, May 2013.

Chegou a sua hora de trocar de smartphone? São tantos modelos diferentes que a decisão torna-se cada vez mais difícil. E nem sempre atualizar o modelo que você já usa é a melhor saída. Por isso, preparamos uma lista de dicas que podem ajudar nessa hora.

Android ou iOS? Windows?

A velha discussão sobre qual sistema operacional é melhor não tem um veredito. Hoje, há no mercado um número muito maior de opções de marcas, modelos e design que usam Android. O iOS, sistema exclusivo da Apple, tem como vantagem muitos apps úteis e bacanas, disponíveis na Apple Store. Há, ainda, os sistemas Windows Phone, da Microsoft, que tende a crescer em participação de mercado com a chegada do Windows 10. Converse com amigos e veja se vale a pena mudar de plataforma.

Ele aguenta um dia inteiro?

O tempo de duração da bateria conta, e muito, na hora da escolha de um novo aparelho, concorda? A duração varia bastante também, dependendo do seu uso do celular. Uma boa solução para não ficar apenas com as informações oficiais dos fabricantes é seguir os testes feitos por sites e revistas especializados.

Cabe no bolso - literalmente?

Os modelos dividem-se entre tela pequena (de até 4,5 polegadas), média (entre 4,5 e 5,4 polegadas) e grande (acima de 5,5 polegadas). Mas nem sempre tamanho é documento. Leve em conta o uso que você fará do aparelho – se for para fazer ligações e receber mensagens, um celular com tela menor cabe melhor no bolso. Já para vídeos e games, o melhor é optar por tela maior.

Só resolução é importante?

Boa resolução é fundamental, mas não apenas. Verifique também a qualidade, a gama de cores e o brilho da imagem. Isso pode fazer diferença, principalmente na hora de assistir a vídeos. Às vezes não é sujeira, é tela ruim mesmo. :P

Design conta pra você?

Ninguém quer andar por aí com um celular velho! Existem opções para todos os gostos, do mais descontraído e colorido ao mais sóbrio e clássico. Você pode escolher smartphones com detalhes de madeira e telas curvas, e até os que você mesmo pode customizar. Clássico ou moderno?

Muito pesado?

Na escolha, leve em conta também o peso e o tamanho do aparelho, que devem ser adequados ao uso que você fará dele.

Olha o passarinho?

Atenção à resolução das duas câmeras (frontal e traseira) que a maioria dos aparelhos hoje traz. De nada adianta uma delas ser excelente e a outra, péssima. Outros detalhes que fazem a diferença na hora da compra: contraste e saturação de cores, qualidade da imagem em luz fraca e recurso de estabilização de imagem. Dica: prefira flash de xênon ao de LED!

E a segurança?

Os aparelhos que oferecem sensores de impressão digital para destravar a tela ou autorizar compras de aplicativos agilizam e tornam mais seguros os processos.

Não se esqueça dos extras! Tem acessórios?

Carregadores sem fio, bateria externa, lentes extras, capas à prova d’água ou com carga extra de bateria... Não faltam acessórios bacanas para os smartphones. Mas é importante saber quais modelos são compatíveis com os acessórios que você escolher.