10/09/2015 15:24 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

Projetos de cozinhas que vão inspirar você (FOTOS)

Quem disse que eletrodomésticos são só funcionais?

Com design elaborado, eles são peça importante na decoração. No passado, a cozinha era um ambiente isolado da casa, unicamente dedicado ao preparo das refeições, e onde as visitas não entravam. Mas já faz tempo que isso mudou. A cozinha transformou-se em um espaço de estar, muitas vezes integrada à sala, decorada com todo o cuidado reservado aos demais ambientes da casa.

Antenados com esse estilo de vida moderno, os fabricantes de eletrodomésticos dedicam-se à criação de produtos com design elaborado que embelezam a cozinha e ainda oferecem funções que facilitam a vida. Resultado: os eletrodomésticos transformaram-se em objetos de desejo, para serem exibidos e combinados de forma harmoniosa com os móveis. Veja, a seguir, alguns exemplos de cozinhas bem decoradas e inspire-se.

Inox aliado a cores

A família que mora neste apartamento adora cores. Por isso, deu carta branca à designer de interiores Adriana Fontana para usá-las na decoração. Na cozinha integrada à sala de almoço, a designer combinou amarelo e laranja nos revestimentos. “Segundo a cromoterapia, são tons que ajudam a apreciar melhor a comida”, afirma. A parede atrás da bancada de trabalho recebeu azulejos amarelos da Pavão Revestimentos. Eletrodomésticos de inox completam o ar moderno e despojado. O cooktop e a máquina de lavar são da marca Brastemp e a coifa é da Arwek. Um armário com nichos (Oliver Móveis) abriga geladeira, forno e micro-ondas da Brastemp.

Cor nos detalhes

Transformar a cozinha estreita e comprida num ambiente agradável e funcional foi o desafio proposto à designer de interiores Bianka Mugnatto. Para compensar a falta de iluminação natural, Bianka escolheu armários (Ornare) e tampo (Corian) brancos. O toque acolhedor ficou por conta do adesivo de morangos (Tergoprint) colado na parede e do painel de madeira que demarca a área de refeições, onde foi instalada a TV da Samsung. O fogão embutido é o modelo Active, da Brastemp, sob a coifa Tuboar. Ao fundo, lava-louças da Electrolux.

Moderno e ao mesmo tempo retrô

Os moradores da casa adoram receber visitas e cozinhar. Por isso, encomendaram à arquiteta Ana Yoshida um espaço especialmente para esses momentos. O terraço virou uma área de lazer gourmet, onde ficam churrasqueira, forno de pizza, chopeira, ilha gourmet e mesa para refeições. Para torná-lo ainda mais acolhedor, foram usadas cores fortes e contrastantes, como o azul da parede (ref. Oceano Pacífico, da Suvinil) e o amarelo da geladeira modelo Retrô, da Brastemp. O móvel rústico de madeira é herança de família.

Tudo à mão

Um dos pedidos dos moradores à arquiteta Vivian Coser era uma bancada de trabalho ampla na cozinha, para poder preparar os alimentos e também apoiar seus eletrodomésticos preferidos, como o liquidificador e a batedeira da KitchenAid, e a estilosa máquina de café vermelha, da marca italiana Bugatti. O formato em “U” do tampo de quartzito Brown Pearl resolveu a questão e ainda permite que uma das pontas se destine ao cozimento, com cooktop e coifa da Brastemp, enquanto a outra serve à pia. Geladeira e freezer Brastemp, fornos Spicy e Ariston.

Preto na cozinha masculina

O jovem solteiro morador do apartamento queria um espaço com cara de loft. Por isso, a reforma da arquiteta Milene Cara privilegiou a integração dos ambientes e a decoração contemporânea. A área da cozinha, com móveis Kitchens, bancada e eletrodomésticos que combinam acabamentos pretos e aço inox, remete à atmosfera industrial característica dos lofts. Geladeira e forno da Brastemp, cooktop da Bosch e coifa redonda da Kitchens.

Clássico versus despojado

Sala e varanda do apartamento foram integradas para dar forma a esse espaço gourmet que o casal pediu, com a intenção de receber amigos. O marido, mais formal, gosta de ambientes clássicos. A mulher é mais despojada. Combinar essas características ficou a cargo das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, que projetaram um balcão de trabalho de mármore preto sobre uma tábua de madeira rústica. Na parede do fundo, um jardim vertical garante frescor, ao lado da geladeira e da adega de aço inox da marca Viking.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: