NOTÍCIAS
09/09/2015 09:10 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

Com dólar nas alturas, brasileiros preferem viajar pelo País

Getty Images

Com o dólar turismo na casa dos R$ 4,40, muitos brasileiros têm adiado as férias na Europa ou nos Estados Unidos e optado por destinos nacionais.

De acordo com uma pesquisa do site de viagens Decolar.com, as vendas de passagens e pacotes para cidades brasileiras cresceram entre 6% e 12% de participação do total vendido pelo site nos meses de janeiro a agosto de 2015.

A maior procura por destinos nacionais foi em março, quando a busca representou 12% do total realizada na plataforma. Em agosto, as cidades brasileiras foram alvo de 11% das buscas dos consumidores.

Segundo o diretor da Decolar.com, Alípio Camanzano, as turbulências econômicas, como a desvalorização do real diante do dólar e do euro, a inflação e o desemprego, impactaram o planejamento dos brasileiros que pretendem viajar.

"Alguns seguem para destinos internacionais, mas fazendo adaptações que minimizem os custos. Por exemplo, trocam voo direto por outro com escalas e tarifas mais baixas ou consideram outros roteiros internacionais, como Punta Cana, Buenos Aires e Santiago", conta, "Mas existe uma parcela de clientes que se sente mais ‘tranquila e segura’ viajando dentro do próprio país, como revela o levantamento que acabamos de realizar."

De fato, a intenção de viajar dentro do Brasil aumentou, segundo informações exclusivas do Ministério do Turismo enviadas ao Brasil Post. Em agosto deste ano, quase 78% dos paulistanos que desejavam viajar nos próximos seis meses disseram que vão dar preferência aos destinos nacionais. Trata-se do maior índice para o mês de agosto dos últimos cinco anos.

As passagens aéreas também devem ser evitadas, segundo a mesma pesquisa. Isso porque 36,2% dos entrevistados disseram que pensam em viajar com automóvel ou de ônibus (13,4%). Ambos os índices apresentaram aumento em relação ao ano passado.

Em Porto Alegre e em Recife, mais de 60% dos que pretendem viajar no próximo semestre vão se hospedar em hotéis e em pousadas.

Top destinos nacionais

O Decolar.com também listou as cidades brasileiras mais buscadas em agosto. Veja quais são eles:

Galeria de Fotos As cidades brasileiras mais buscadas Veja Fotos

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: