NOTÍCIAS
05/09/2015 20:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

Candidato à presidência da Fifa, Zico quer debate com adversário em setembro

Por Brian Homewood BERNE (Reuters) - Zico, candidato à presidência da Fifa, quer um debate com seus adversários em Zurique ainda neste mês, disse à Reuters, neste sábado, uma fonte próxima ao

VANDERLEI ALMEIDA via Getty Images
Former Brazilian footballer Arthur Antunes Coimbra 'Zico', speaks during a press conference in Rio de Janeiro, Brazil on June 10, 2015 to announce that he will apply for the presidency of the FIFA in the next election. AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA (Photo credit should read VANDERLEI ALMEIDA/AFP/Getty Images)

Zico, candidato à presidência da Fifa, quer um debate com seus adversários em Zurique ainda neste mês, disse, neste sábado, uma fonte próxima ao ex-jogador da seleção brasileira.

Zico fez a sugestão em um e-mail ao candidato rival Chung Mong-joon e também afirmou que a BBC estava disposta a organizar o debate.

Ele sugeriu que o debate deveria ser realizado entre 23 e 25 de setembro, na mesma semana que o comitê executivo da entidade que governa o futebol mundial, abalada por um escândalo de corrupção, reúne-se em Zurique.

Chung já havia escrito para Zico dizendo que concordava com a convocação que o brasileiro fez nesta semana para um debate entre os candidatos.

Zico admitiu que enfrenta uma batalha difícil para conseguir o apoio por escrito de cinco federações nacionais para entrar oficialmente na disputa pela Fifa.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prometeu apoiá-lo, se ele conseguisse os outros quatro apoios exigidos pela legislação eleitoral da Fifa.

O prazo para os candidatos registraram-se é 26 de outubro, e Zico lançou o site da sua campanha na sexta-feira.

O site anunciou um plano de 10 pontos que propõe permitir o voto de representantes de jogadores, técnicos, imprensa e torcedores em futuras eleições presidenciais.

"O mais importante agora é fazermos desta eleição um grande debate mundial sobre o futuro da Fifa e do Futebol.", pode ser lido no site. "Temos de abrir a caixa preta da Fifa".

Michel Platini, presidente da Uefa, entidade que organiza o futebol europeu, é considerado o favorito para vencer a eleição para substituir Joseph Blatter, em 26 de fevereiro.

A entidade mundial de futebol foi abalada em maio, quando 14 executivos de marketing e dirigentes, inclusive vários da Fifa, foram indiciados nos Estados Unidos por corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em transferências de dinheiro.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: