Como um varejista resolveu mudar a vida dos homens plus size no Reino Unido

File photo dated 07/01/15 of James Corden, who is just hours away from his debut as host of one of America's most popular chat shows.
File photo dated 07/01/15 of James Corden, who is just hours away from his debut as host of one of America's most popular chat shows.

Estamos mais do que satisfeitos com o fato de que o movimento das mulheresplus size tenha ganhado força e esteja invadindo a Internet com imagens inspiradoras.

Há movimentos no Instagram, lindos projetos fotográficos — tudo em nome de subverter a imagem padronizada do corpo que tem sido empurrada goela abaixo durante décadas.

Mas onde se encaixam os homensplus size? Quais são as histórias de empoderamento nas quais eles se inspiram?

Conseguimos encontrar apenas uma — lembram do “Dancing Man”, também conhecido como Sean O’Brien, que estava envergonhado de sua gordura e a Internet se uniu para defendê-lo?

Sean O'Brien (terceiro, da esq. para dir.)

Na verdade, publicamos um artigo no começo de março deste ano perguntando onde estavam os modelos plus size na mídia, e ainda estamos à espera de que um forte movimento deslanche.

Não é por falta de números — conversamos com o médico Darrell Freeman, fundador da varejista online Bigdudeclothing.co.uk, especializada em roupas plus size para homens. Segundo ele, esse setor cresce a uma taxa anual de 100%. Nesta entrevista, Freeman forneceu informações privilegiadas sobre o mundo da moda plus size masculina...

Há um grande movimento para empoderar mulheres plus size — mas não vemos o mesmo em relação aos homens. Você acredita que poderíamos mudar isso?

Definitivamente. É ótimo ver que as mulheres plus size estão recebendo a atenção que merecem e exposição em revistas, na televisão e nos filmes; então, por que o mesmo não está acontecendo com homens que têm orgulho de seus corpos e não estão dispostos a se tornar alvo de ‘piada de homem gordo?’

Homens que usam tamanho GG devem se sentir orgulhosos de seus corpos e aceitá-los. Basta olhar para as estatísticas para ver que os transtornos alimentares estão aumentando entre os homens, por isso é uma questão que precisa ser abordada.

James Corden ficaria muito bem no papel de modelo plus size

Também parece que não vemos muitos modelos masculinos plus size por aí — como você seleciona os que promovem suas roupas?

Tentamos selecionar homens que demonstram confiança em si mesmos bem como na roupa que fornecemos.

Atualmente temos Simon Johnson, [que venceu a competição de] homem mais forte de Wales, no Reino Unido, como nosso modelo. Ele veste 4XL (tamanho extra grande 4) e concilia o trabalho de modelo com seu atual emprego de porteiro na cidade de Rhyl. Normalmente, conversamos com nossos clientes para encontrar potenciais modelos locais.

Simon Johnson

Quais considerações/preocupações você acha que um homem poderia ter se estivesse comprando roupas GG?

Bem, primeiramente vemos muitos homens preocupados em encontrar roupas certas que caiam bem neles, especialmente depois das dificuldades enfrentadas por anos para conseguir achar o tamanho correto de roupas GG nas lojas.

O segundo maior problema é que os homens se sentem muito envergonhados em revelar seu tamanho real para os atendentes que trabalham nas lojas. Os homens podem ser tão preocupados na hora de revelar seu peso e medidas quanto as mulheres e, com a variedade de tipos de corpo, estatura e largura, não é tão fácil escolher um item no mostruário de roupas e comprá-lo.

Como deixá-los mais confortáveis?

A coisa mais importante é assegurar todos clientes de que não há nada de errado com o tamanho deles e que não estão sozinhos em suas dificuldades.

Temos muitos clientes que estão no mesmo barco, então acredito que homens que vestem tamanho GG se sentem mais tranquilos quando visitam nosso site e constatam como várias pessoas estão em situações semelhantes.

Às vezes, apenas ser capaz de se identificar com outra pessoa e não se sentir como a única com complexos sobre o corpo é suficiente para nossos clientes saírem de suas conchas e experimentarem novos estilos e tendências, que podem nunca ter sido consideradas antes.

Os clientes chegam com exigências ou pedidos semelhantes?

Nossa faixa chega até 8XL (extra grande 8), então vemos que nossos clientes estão satisfeitos com nossos tamanhos atuais, mas nosso serviço de customização permite que aqueles com tamanhos maiores do que 8XL encontrem roupas que não apenas sirvam neles, mas também nas quais se sintam confortáveis.

Alguns dos pedidos personalizados que tivemos incluem camisetas 10XL, calçados número 20 [o equivalente a 70 no Brasil para homens] e jeans 70” [tamanho 80 no Brasil].

Como o setor de roupas masculinas GG mudou nos últimos anos?

Muitas marcas surgiram no mercado. Marcas como Lambretta, Wrangler, Mish Mash e Farah entraram no setor de tamanho GG masculino nos últimos anos.

Há dez anos, apenas as marcas especializadas ofereciam tamanhos GG. Agora vemos marcas com mais prestígio aumentar sua gama a partir do limite antigo de XXL [extra extra grande] a 5XL, com algumas, como nós, elevando até para um 8XL.

O que você leva em conta quando cria estilos para roupas plus size?

Há uma série de coisas. Claro que levamos em conta os mesmos fatores como os de quem cria estilos para roupas de tamanho ‘normal’. É importante que as roupas tenham um bom visual e sejam elegantes e confortáveis o máximo possível — só porque fazemos roupas plus size não significa que elas não possam estar na moda.

Acredito, porém, que a coisa mais importante para considerarmos quando criamos estilos para o vestuário GG é um bom caimento. Acho que o maior problema para os homens que precisam usar roupas tamanho GG é que elas não caem bem e isso os irrita. Desenhamos todas nossas roupas com isso em mente, nos certificando de que levamos em conta diferentes formas e tamanhos.

Quais são alguns dos itens mais populares?

Nossas camisas e camisetas tamanho plus size são definitivamente as mais populares, já que o estômago e o tronco são frequentemente as maiores partes dos homens que vestem plus size. É realmente interessante ver as diferentes áreas do Reino Unido onde nossas roupas são mais populares. Estudamos recentemente as estatísticas de vendas em nosso site e descobrimos que a Escócia é a região onde a maioria dos tamanhos 7XGL e 8XL é vendida, enquanto Newcastle e Birmingham são as mais populares para as roupas 2XL e 6XL.

O setor de roupas masculinas plus size é um mercado em expansão?

Sim, o mercado está crescendo muito rapidamente e vemos taxas de crescimento de 100% ao ano. Pesquisa da Mintel mostra que 20% dos homens no Reino Unido têm tamanho “38” [ por volta de 96cm ] de cintura ou acima disso.

Temos visto muito mais demanda pelos tamanhos “king” nos últimos 12 meses, tendo o 8XL, em especial, se tornado muito popular. Esse mercado deve crescer 10% até 2018. Mesmos times de futebol, como o Manchester United, estão agora produzindo suas camisas em tamanho 4XL.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost UK e traduzido do inglês.