NOTÍCIAS
27/08/2015 16:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

Cálculo errado sobre Mais Médicos cria confusão na internet; Entenda o caso

Reprodução

Se tudo fosse simplista e mensurável, poderíamos dividir os internautas em três tipos: os que inventam histórias, os que acreditam e os que não. E se fossemos tachar os conteúdos que correm a web, claro, dividiríamos em verdades ou boatos. Imaginem que interessante se disséssemos que metade de tudo que aparece na internet é falso. Isso seria mentira e uma prova escancarada de que a equipe do Boatos.org não manja nada de matemática.

Pois bem, é com a lição de ‘com números não se brinca’ que vamos lidar nesse desmentido. Uma conta envolvendo o polêmico programa federal Mais Médicos está agitando o Facebook. A foto de uma nota de jornal anuncia uma mentira descarada do governo federal. Segundo as informações oficiais, o programa Mais Médicos afirma ter atendido 63 milhões de pacientes em dois anos, o que corresponderia a mais de nove mil pacientes por dia para cada médico. Confira a nota:

‘O governo federal divulga propaganda em todo o País na qual trombeteia que em dois anos o “Mais Médicos” atendeu a mais de 63 milhões de brasileiros. Se esse número espantoso, equivalente a quase um terço da população, for dividido pelo número de médicos do programa (14 mil) e pelos dias e horas trabalhadas no período, cada profissional “atendeu” 9.375 pacientes por dia. Um a cada 9 segundos.’

A Constituição Brasileira garante a liberdade de expressão, além disso, todos nós temos direito à informação. Mas, vamos combinar que temos e merecemos informações sérias e de qualidade. E o texto não só erra na matemática como na informação do número de médicos cadastrados no Programa Mais Médicos. Raciocine comigo:

[Continue lendo aqui]