COMPORTAMENTO
26/08/2015 17:36 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

Psicoterapeuta junguiano decifra significado de sonhos mais comuns

Leslie Low/500px
[Make A Wish; Take A Chance; Make A Change]- Dream Catcher

Já acordou alguma vez de um sonho que ficou dando voltas na sua cabeça e se perguntou que diabos isso realmente significa?

O famoso psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung analisou 20.000 sonhos ao longo de sua vida e teorizou que os sonhos eram a chave para entender a psique. Estudiosos e profissionais que seguem essa escola de pensamento acreditam na terapia focada no mundo inconsciente em vez do consciente e esse trabalho ajuda as pessoas a descobrirem o que os sonhos estão querendo comunicar.

O HuffPost Lifestyle conversou com Carder Stout, psicoterapeuta junguiano que mora em Los Angeles, e avaliou 10 cenários comuns no mundo dos sonhos.

"Os sonhos são uma janela para o inconsciente de nossa psique", disse Stout ao The Huffington Post. "Você pode extrair informações valiosas que vão ajudá-lo a ser uma pessoa mais feliz, saudável e evoluída."

Uma das chaves para considerar os sonhos e os seus significados é olhar para eles de forma simbólica em vez de literal, de acordo com Stout. Frequentemente eles são cheios de metáforas que representam componentes de sua persona que requerem atenção.

Também é importante reconhecer que a psicologia profunda (nome formal para este tipo de prática) não é a única teoria disponível que lida com a análise de sonhos. Alguns acreditam que as coisas que você faz quando está acordado podem influenciar o conteúdo dos seus sonhos mais tarde, naquela noite – de duas formas, boa e má. A posição que você dorme pode atrair ou evitar pesadelos e aqueles que passaram a maior parte de suas vidas assistindo televisão em preto e branco podem realmente experimentar a maioria de seus sonhos em tons de cinza.

ALISSA SCHELLER / THE HUFFINGTON POST

Se você sonha que está grávida...

"Basicamente significa que existe algum tipo de vida nova dentro de você, que há uma nova energia e novas ideias no seu interior", disse Stout. "Talvez você esteja passando por algum tipo de renascimento, levando você numa direção totalmente nova. Você está trocando de pele ou uma parte sua está transformando isso em um novo aspecto da sua vida."

Se você sonha com o seu ex...

"Se sonhamos com uma certa pessoa, ela representa um aspecto específico em nós", disse Stout. "Então, se você namorou alguém e começa a sonhar com essa pessoa, você precisa se perguntar: 'O que ela representa para mim? Que tipo de qualidades ela tem? O que me faz lembrar?' Você está na verdade sonhando com esses aspectos em si mesmo - é algo reflexivo e não literal. Se o seu ex era filosófico e você está sonhando com ele, então você está sonhando com essa parte sua, essa parte filosófica em você. Talvez essa parte precise de mais cuidados ou atenção."

ALISSA SCHELLER / THE HUFFINGTON POST

Se você sonhar com seus dentes caindo...

De acordo com Stout, este sonho é um arquétipo, afetando pessoas no mundo todo, de várias culturas e origens.

"Pense sobre o que representa na nossa vida quando os dentes caem. Inicialmente eles crescem quando somos bebes e caem quando nos tornamos adolescentes e logo eles voltam a crescer novamente. O fato deles caírem representa um momento de transição na vida. Se você está passando por uma fase onde há uma série de mudanças e isso está criando ansiedade, é nesse momento que você tem um sonho desse tipo. É um sinal de que você está crescendo, evoluindo e se transformando."

Se você sonha com a morte...

"Nós vemos a morte de uma forma muito parecida à forma como olhamos para o surgimento de uma nova vida", disse Stout. "Simbolicamente, estamos falando de algum padrão ou aspecto de nós mesmos que está morrendo - alguma persona que tivemos por um tempo, algo que não está nos servindo mais e estamos nos movendo em uma direção diferente. Talvez estejamos deixando um trabalho ou mudando de casa ou talvez no meio de uma separação e começando um processo de luto. Os sonhos sobre a morte são na verdade sobre um aspecto de nós mesmos que estamos deixando para trás."

ALISSA SCHELLER / THE HUFFINGTON POST

Se você tem um pesadelo recorrente...

Stout explicou que ao longo das nossas vidas experimentamos coisas negativas e as internalizamos, criando traumas emocionais ocultos. A mente humana se destaca por poder guardar essas memórias em vez de liberar os traumas criados. E a supressão consistente deles é onde reside a raiz dos pesadelos recorrentes.

"Quando seguramos esta energia traumática, ela muitas vezes aparece em nossos sonhos", disse ele. "Se começarmos a sonhar com uma determinada coisa várias vezes ou termos sonhos parecidos, é basicamente nossa psique nos dizendo, 'Por favor, preste atenção em mim. Por favor, olhe pra mim. Cresci a tal ponto que é necessário dispersar essa energia, porque é grande demais e muito prejudicial e se você não prestar atenção, haverá consequências." Isso vai se mostrar várias vezes porque é algo que precisa ser trabalhado em você".

Se você sonha que está tendo um caso...

"Trata-se de desonestidade, mas é sobre você ser desonesto com você mesmo", disse Stout. "Existe algo que você está suprimindo ou algo que você não está dando atenção ou que você está enganando a si mesmo. A parte da infidelidade é como a psique representa um relacionamento. Então você está essencialmente sendo infiel às suas próprias necessidades."

ALISSA SCHELLER / THE HUFFINGTON POST

Se você sonha com animais...

Assim como no sonho com a perda de dentes, sonhar com animais também faz parte de arquétipos, segundo Stout. Animais diferentes significam coisas diferentes para culturas diferentes, de modo que podem influenciar o que eles significam para você também.

Consideremos as cobras como exemplo.

"Comece com a sua vida pessoal e depois entre na sua vida inconsciente e só então você poderá olhar para isso em um nível arquetípico", disse Stout. "Sendo assim, existe uma cobra na sua vida? Você já viu alguma em uma loja? Quais são os mitos que leu sobre cobras? O que elas significam para você? Você tem medo delas? Elas são interessantes para você? Todas essas coisas são importantes e precisam ser consideradas. Em um nível mitológico, as cobras podem representar engano, regeneração, poder e outros elementos mágicos ou místicos. Desfaça camada por camada por camada e veja o que vai encontrar."

Se você sonha com a escola ou o trabalho...

"Sonhar que você não está preparado para um teste ou que está atrasado para o trabalho ou uma reunião são todos sonhos que mostram a sua vulnerabilidade", disse Stout. "Trata-se do medo que temos que as pessoas vejam o nosso eu real e quem nós somos. O medo de que as pessoas vejam os aspectos de nós mesmos que talvez não sejam os que queremos apresentar a eles, e isso é assustador."

Stout explica ainda que enquanto nós podemos nos comportar autenticamente em ambientes profissionais, a maioria das pessoas ainda usa uma máscara para esconder aspectos de sua personalidade aos empregadores, colegas de trabalho, professores e até mesmo amigos. A ideia de que essa proteção é arrancada de nós nos faz sentir vulneráveis, assim como seria sentar em uma sala de aula sem nada, só com suas roupas intimas.

ALISSA SCHELLER / THE HUFFINGTON POST

Se você sonha com aventuras extraordinárias...

"Estes são grandes sonhos", disse Stout. "Muitas pessoas sonham que estão voando. Trata-se da energia infantil que existe em você e ela está tentando aparecer. Quando somos crianças temos um espírito aventureiro e não pensamos demais sobre as coisas e agimos impulsivamente vivendo nesse mundo quase imaginário. Talvez você precise prestar atenção a essa parte importante de você e alimentá-la - seja mais impulsivo. Talvez você tenha trabalhado demais, preso à sua mesa com prazos e coisas, e a sua parte infantil está sendo negligenciada e precisa vir à tona e brincar ".

Se você sonha com comida...

"Pergunte o que está morrendo de fome em você ou se o seu sonho é sobre alimentação excessiva, o que é que você está querendo compensar na sua vida agora", disse Stout. "Digamos que você é um workaholic. O sonho diz: "Eu estou engolindo essa energia de trabalho e estou tão cheio dela que não há espaço para mais nada na minha vida. 'Ou se o sonho é sobre ficar sem alimentos ou não ter o suficiente, o que é que você realmente deseja? Pense sobre qual parte de si mesmo está faminta e precisa de alimento."

Da próxima vez que você tiver um sonho vívido, faça uma anotação rápida ao acordar - mesmo que seja apenas uma descrição simples e visual - e tire um momento para pensar sobre o que sua psique poderia estar dizendo para você. Como você se sentiu, era positivo ou negativo, excitante ou assustador, bom ou mau, reconheça a oportunidade de aprender sobre si mesmo na forma mais pura e tire proveito disso.

Tradução: Simone Palma

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: