NOTÍCIAS
24/07/2015 18:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Profissão blogueira: Quem entende do assunto mostra como lucrar com blogs no Brasil

Divulgação

Elas são a sensação na internet. Deixaram suas profissões para tocarem seus blogs de moda e beleza e hoje ganham milhões de reais! Tanto status e dinheiro não passaram despercebidos: a chamada "profissão blogueira" ganha cada vez mais adeptos por todo território nacional.

Mas, qual será o "caminho das pedras" para ter um blog de sucesso -- e lucrar com ele?

Três famosas blogueiras de moda e beleza deram dicas preciosas durante um Talk Show na Campus Party Recife para quem quer seguir a área: a Sabrina Olivetti, que comanda há sete anos o blog Coisas de Diva, a Ane Medina, à frente do Eu Maquio há mais de cinco anos, e a Jéssica Belcost, dona do KeepCalmDIY há quatro anos. Veja abaixo:

1. Blog deixou de ser passatempo

Hoje, elas ganham muito mais do que suas profissões antigas, mas isso exigiu muito trabalho. "Blog é uma loucura, mas ninguém sabe o que a gente passa. A gente pesquisa demais. Então o Eu Maquio, hoje, é mais do que prazer, virou trabalho sério e mostrar o quanto isso é possível", diz Ane.

2. Tenha público antes de vender algo

Jéssica recomenda captar um público antes de criar um mídia kit para as empresas. "Você precisa construir um público antes, um público que você acha bacana e que confia em você, Blog deixou de ser brincadeira faz tempo -- você precisa se valorizar."

3. Busque um diferencial

Com tantas pessoas no mercado de blogs, você precisa oferecer um diferencial. "Tente inovar em algo, seja criativa", aconselha Ane.

4. Se prepare para MUITO trabalho

"Ser blogueira é um trabalho de 24 horas. Muitas pessoas não consideram tirar uma foto como um trabalho, mas ele é sim. Você precisa ter redes sociais com conteúdo e isso exige muito tempo. Por mais que pareça hobby, precisa ter disciplina", conta Sabrina.

Oh lá eu na Campus Party Recife. Agradecimentos ao Sebrae pelo convite, adorei! (@saolivetti) #CPRecife4

Uma foto publicada por coisasdediva (@coisasdediva) em

5. Trabalho de casa: disciplina redobrada

Trabalhar de casa exige muita disciplina, garantem as blogueiras. A dica é estipular jornadas e metas semanais para manter o foco. "Demorei um pouco para me adaptar, mas comecei a ficar louca. Adotei horário comercial e tento não trabalhar de fim de semana", diz Sabrina.

6. Precisa ser transparente SEMPRE

Ser transparente com seus leitores é a chave para o sucesso. Tanto Jéssica, quanto Sabrina e Ane têm postagens patrocinadas, mas deixam isso bem claro para seu público. "Continuo com a resenha com minha opinião profissional. Esta é espontânea. Se é post patrocinado, logo sinalizo e nunca dou minhas impressões", conta Sabrina.

"A transparência faz com que os leitores confiem na gente, não podemos perder isso", acrescenta Ane.

7. Não se deixe levar pelas críticas

A internet trouxe uma infinidade de coisas boas, mas também muitos comentários maldosos. Não se deixe abater por eles e continue sempre fazendo o seu melhor.

"Você precisa saber diferenciar o que é picuinha e o que é crítica", lembra Sabrina.

8. Preserve sua vida pessoal

Se abrir para o público trará mais visualizações, mas isso tem um risco. "Quer fazer seu blog bombar? Quer postar fotos de namorado e família? Saiba que depois pode ser muito dolorido, diz a blogueira Jéssica. Ela se refere a relacionamentos que não deram certo e o quanto pode ser difícil lidar com comentários após o término. "Prefiro ter menos visualizações e manter o foco profissional."

9. Esteja sempre ligada em novas plataformas

Ser blogueira profissional é muito mais do que escrever num blog. Ela tem que ser "pop" no Facebook, Instagram, Snapchat, YouTube, no Twitter... Enfim, precisa estar antenada em novas plataformas e, é claro, saber como lucrar com isso. "Acho que o futuro é investir em novas redes e ficar mais próxima do público", conclui Jéssica.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: