NOTÍCIAS
20/07/2015 18:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Stephen Hawking lança programa de U$ 100 milhões para encontrar ETs

AP Photo/Matt Dunham
Renowned physicist Stephen Hawking attends a press conference in London, Monday, July 20, 2015. Renowned physicist Stephen Hawking and Russian tech entrepreneur Yuri Milner are pushing the search for extraterrestrial life into higher gear. The pair said Monday the $100 million

Stephen Hawking anunciou nesta segunda (20) que estará à frente de um programa que buscará vida extraterrestre no espaço.

O anúncio do astrofísico é especialmente animador para aqueles que acreditam em ETs por dois motivos.

Primeiro, porque a credibilidade de Hawking é intocável, o que pode ajudar a enfraquecer a ideia do senso comum de que extraterrestre é assunto de lunático.

Segundo, porque Hawking conseguiu um investimento bastante alto: o empresário russo Yuri Milner irá desembolsar US$ 100 milhões no projeto, que se chama Breakthrough Listen e deve durar dez anos.

A vultuosa quantia faz da empreitada a maior do gênero na história. A área de ação dos telescópios que irão varrer o espaço em busca de possíveis sinais de vida inteligente é dez vezes maior que a contemplada em iniciativas já existentes.

Os telescópios irão captar sinais eletromagnéticos e raios laser do 1 milhão de estrelas mais próximas da Terra.

O programa trabalhará com dados abertos, ou seja, qualquer um poderá ter acesso a qualquer informação obtida. Assim, o público poderá tentar desenvolver suas próprias ferramentas para analisar a enorme quantidade de dados astronômicos.