COMPORTAMENTO
19/07/2015 14:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Quer sair com uma pessoa mais bonita que você? A ciência diz que dá certo!

Shutterstock / cinemafestival

A fim de alguém? Fazer amizade antes pode não ser má ideia, segundo uma nova pesquisa.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Northwestern e da Universidade do Texas, em Austin, indica que, quanto melhor você conhece uma pessoa, maiores suas chances com ela – mesmo que seja alguém mais bonito que você.

O estudo olhou para o “acasalamento assortativo” – termo usado para descrever a tendência das pessoas a namorar e se casar com outras de características similares --, perguntando a 167 casais há quanto tempo eles se conheciam antes de começar a sair e se eles eram amigos antes de namorar. Eles também observaram índices de atratividade física de cada um dos indivíduos.

Eles desobriram que os casais que se conheciam há mais tempo tinham maior propensão a ter discrepâncias de atratividade.

“Se você estiver a fim de alguém que é ‘muita areia pro seu caminhãozinho’ (pelo menos em termos de atratividade física), é possível que você tenha mais chances de sucesso se conhecer bem a pessoa antes de tentar alguma coisa”, disse Lucy Hunt, líder do estudo e integrante do Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família da Universidade do Texas. “Ainda assim, é uma aposta: conhecer melhor uma pessoa pode melhorar a impressão que ela tem de você – ou piorá-la”.

Embora seja uma boa notícia para quem está a fim de um amigo com quem as chances parecem pequenas, é importante notar que esse é um estudo pequeno – e Hunt quer aprofundar o estudo do tema.

“Acho que os resultados sugerem que é importante examinar tanto os processos de iniciação do relacionamento quanto os de manutenção do relacionamento conjuntamente, não como fenômenos separados e sem sobreposição”, disse ela ao HuffPost. “Gostaria de explorar a evolução das avaliações românticas como função do encontro das pessoas – por meio de um site de relacionamentos em vez de pessoalmente, por exemplo – e como elas se conhecem melhor ao longo do tempo.”

Enquanto isso, por que não tentar sair com aquele cara ou aquela menina? Talvez você tenha mais chances que imagina.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.