MULHERES
16/07/2015 15:45 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Para maquiadora de Madonna e Beyoncé, mulheres deveriam usar MENOS maquiagem. É sério

Reprodução/francescatolot.com

Madonna, Beyoncé, Elizabeth Taylor, Jennifer Lopez, Shakira, Cindy Crawford, Cher…. É extensa a lista de celebridades que já passaram pelas mãos da italiana Francesca Tolot.

A maquiadora já esteve nos bastidores de tantos clipes que é possível dizer que ela faz parte não só da história da beleza, mas também da música pop internacional - o mais recente vídeo em que seus pincéis fizeram diferença foi em 'Bad Blood', de Taylor Swift, assistido mais de 20 milhões de vezes só nas primeiras 24 horas de seu lançamento, em maio.

"O segredo de beleza das estrelas sou eu", diz Francesca, rindo, antes de justificar a brincadeira. "Na verdade, não existem segredos, o mais importante é que elas cuidam bem da pele." Apesar de criar visuais dramáticos para as estrelas da indústria fonográfica, na vida real a expert defende a máxima menos é mais.

Para ela, o essencial é cobrir as imperfeições do rosto, aplicar pó apenas nas regiões que precisam ficar sem brilho, usar máscara para cílios, passar um pouco de blush e hidratar os lábios.

"Mantenha tudo simples e natural. Se você gosta de si mesma, para quê por uma máscara?", questiona. Ela também considera exagerado o destaque dado à técnica do contorno (que usa cores diferente de base e pó para escurecer e disfarçar alguns pontos do rosto).

"É muito fácil cometer um erro, pois somos expostas a luzes diferentes durante o dia", explica. Ou seja, a tática funciona para fotos, em estúdio, mas em uma festa pode ter resultado desastroso.

Em suas clientes estrelas, Francesca vai do natural ao over. Beyoncé, por exemplo, gosta tanto do visual "acordei assim" quanto de sombras escuras e dramáticas.

"Não há limites para o que ela gosta. Ela fica bem de qualquer maneira, pois não tem medo de arriscar", conta a maquiadora, responsável pela beleza da cantora em diversos clipes.

Beyoncé, por sua vez, assina o prefácio do livro de Francesca, "One Women 100 faces", que reúne fotos de 100 tipos de make elaborados na face de uma única modelo.

Mesmo acostumada a trabalhar com celebridades, a expert confessa ficar nervosa quando começa a trabalhar com uma delas. Ela conta que na primeira vez em que maquiou Madonna, na década de 80, a tensão foi ainda maior, pois na época mal sabia falar inglês. Ela entrega ainda uma curiosidade sobre outra diva, a atriz Elizabeth Taylor.

"Ela amava usar lápis comum de escrever para preencher a sobrancelha", diz. "Eu já tentei fazer isso mas não deu certo. Só funcionava com ela!"

Galeria de Fotos Sem maquiagem... e maravilhosas! Veja Fotos