ENTRETENIMENTO
16/07/2015 19:55 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

5 curiosidades sobre o Homem-Formiga que você precisa saber antes de ver o filme (FOTOS)

Reprodução

Quando a Marvel Comics nasceu, sua empresa-mãe, a editora Magazine Management, estava perto de morrer. Era o início da década de 1960 e a indústria dos quadrinhos estava na maior pindaíba. O editor Stan Lee apostava em uma coleção de personagens criados por ele e alguns colegas para estancar a hemorragia nos lucros da editora. E, a partir daquele momento, ela usaria a marca "Marvel Comics" – em vez de Timely, Atlas ou Zenith – para lançar esses novos nomes. São eles: Homem de Ferro, Doutor Estranho, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk, Thor e, entre vários outros, o excêntrico Homem-Formiga.

Criado por Lee, em parceria com Jack Kirby e Larry Lieber, a primeira aparição do super-herói foi na revista Tales of Astonish #35, lançada em 1º de setembro de 1962.

Mais de cinco décadas depois, e embora nunca tenha sido tão lembrado quanto seus colegas, o personagem ainda está vivo: nesta semana, ele estreia em sua primeira versão cinematográfica. Homem-Formiga é dirigido por Peyton Reed e protagonizado por Paul Rudd.

Aqui estão cinco curiosidades sobre o personagem que você deve saber antes de ir ao cinema ver o filme – e uma para depois de vê-lo.

1. Ele não é um herói comum.

Dr. Hank Pym, cientista genial, cria as "partículas Pym". A tecnologia o permite fazer um uniforme que lhe dá o poder de diminuir (e muito) em tamanho e aumentar (e muito) a força para combater o crime. Ele também pode controlar formigas por um aparelho. Assim nasceu o Homem-Formiga (que, em alguns momentos, também atendeu pelos nomes Gigante, Golias, Vespa, Jaqueta Amarela).

"O Homem-Formiga sempre foi um azarão", conta Sean Howe, autor da biografia Marvel Comics: A História Secreta (Editora LeYa, 2013), em entrevista ao Brasil Post. "Até Stan Lee se sentia constrangido com o personagem."

Complexo, com ressentimentos e arrependimentos, Pym é bipolar, já tomou Prozac, teve dificuldades de tocar sua vida de herói, cientista e pai de família. Já chegou a bater em sua esposa, a vingadora Vespa, num acesso de instabilidade emocional – algo que seus fãs, até hoje, não perdoaram.

Mas isso não impede que o posto de Homem-Formiga seja um legado. Pym não foi o único a assumir o posto do herói, com o passar dos anos. O doutor transferiu seu uniforme para Scott Lang – cuja estreia foi em Marvel Premiere #47, em 1979, com a capa acima –, cientista e ladrão escolhido pelo próprio Pym para dar continuidade às atividades do Formiga. Não diferente de seu mentor, Lang também tem suas dificuldades. "Ambos carregam vergonha", explica Howe. No caso de Lang, por ser ladrão para ajudar no sustento da família e sua filha pequena Cassie, que tinha uma doença de coração.

O ex-agente da agência S.H.I.E.L.D. Eric O'Grady é o terceiro a assumir o posto de Homem-Formiga. Ele roubou de um amigo e colega de trabalho morto em operação um protótipo do uniforme de Pym. O'Grady o usa em benefício próprio. Mente e manipula para conseguir o que quer, e até seduz mulheres valendo-se de seu status.

Desde janeiro deste ano, Scott Lang é o protagonista de Ant-Man, nova aventura do herói em gibi mensal. Os roteiros são de Nick Spencer e a arte de Ramon Rosanas.

2. Ele ajudou a fundar os Vingadores...

Em Avengers #1 (capa acima), gibi de estreia do grupo de super-heróis, Hulk se mete numa enrascada: quer impedir a explosão de dinamites em um trilho de trem. No entanto, as dinamites são ilusões de Loki, irmão e arqui-inimigo de Thor. O herói do martelo mágico entra em contato com o Homem de Ferro, a Vespa e o Formiga para salvar o gigante verde.

E eles conseguem. Contentes com o resultado, eles percebem que trabalham bem em grupo e decidem se unir em um. Quando tentavam decidir um nome, Vespa diz: "Devia ser algo colorido e dramático, como 'Vingadores' ou...". Homem-Formiga bate o martelo: "'Ou', nada! É isso mesmo! Os Vingadores!"

Foi assim que o antológico conjunto heróis da Marvel foi formado. Lembra do filme Vingadores: Era de Ultron, lançado neste ano? Nos gibis, o robô Ultron é uma invenção do Formiga, embora no filme seja do Homem de Ferro.

3. ... E a salvar a Marvel do buraco também.

O pacotão de personagens deu certo e a criação da Marvel Comics conseguiu tirar a empresa da grande dificuldade que ela vivia.

4. A Guerra Fria influenciou em sua criação.

Assim como o Capitão América, a tecnologia que permitiu o surgimento do Homem-Formiga surgiu na disputa científica entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria.

Enquanto o super-soro do Capitão é quase roubado por nazistas, "o Formiga é confrontado por soviéticos em busca de uma fórmula imunizante de radioatividade", diz Howe.

"Logo, ele luta contra inimigos do lado de trás da Cortina-de-Ferro, como Camarada X. Mais tarde, é revelado que sua primeira esposa, uma dissidente política húngara, é assassinada por comunistas, o que só intensifica essas batalhas."

5. Não foi fácil fazer esse filme.

Segundo o livro de Howe, na década de 1980, Stan Lee tentou emplacar um projeto de adaptação para cinema de Homem-Formiga, mas a empreitada foi ladeira abaixo quando a Disney lançou, em 1989, Querida, Encolhi as Crianças, que tinha diversas similaridades com a proposta de Lee.

Aproximadamente 20 anos depois, os cineastas ingleses Edgar Wright (Scott Pilgrim contra o Mundo) e Joe Cornish (Ataque ao Prédio) estavam à frente de uma nova tentativa. Ambos escreveriam o roteiro, enquanto Wright seria o diretor.

De lá para cá, o Marvel Studios nasceu, lançou os filmes que formam seu "universo cinemático" e Wright e Cornish foram tocando outros projetos. Os direitos de adaptação voltaram à Marvel, que já faturava bilhões de dólares com seu estúdio de cinema e TV. Depois de muitas revisões de roteiro, a contratação de Paul Rudd como protagonista, e muita, muita expectativa dos fãs, um balde de água fria: Wright pediu demissão por causa de diferenças criativas com os executivos do estúdio. Ambas as partes não conseguiram se alinhar para fazer o filme. O aguardado Homem-Formiga de Edgar Wright, com seu estilo excêntrico, hilário e recheado de referências à cultura pop, não ia acontecer.

No fim desse novelão de quase três décadas, Peyton Reed (Sim Senhor) foi contratado para dirigir o filme. Adam McKay (O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy) e o próprio Rudd revisaram o roteiro novamente. A dupla de ingleses ficou com créditos na trama e no roteiro. Wright, por sua vez, também foi creditado como produtor-executivo. E só assim um filme do Homem-Formiga tornou-se realidade – e apenas hoje.

Mas não se preocupe: o filme de Reed é tão divertido quanto o que já vimos da Marvel no cinema. Você encontra nele cenas de ação bem elaboradas, atuações eficientes e boas risadas. Assista ao trailer acima para conhecer a sinopse e ter ideia de como ele é. Michael Douglas (Dr. Hank Pym), Evangeline Lilly (Hope van Dyne), Corey Stoll (Darren Cross) e Michael Peña (Luis) estão no elenco.

BÔNUS: Algo para você saber depois de ver o filme (cuidado com o SPOILER!)

Bem, se você já viu o filme, deve ter notado a abordagem que ele faz de física quântica. Basicamente, esta é a identidade do universo de outro super-herói da Casa das Ideias em via de chegar aos cinemas: o Doutor Estranho, que estreia em 3 novembro de 2016.

Kevin Feige, chefão do Marvel Studios, já avisou que o filme será tão alucinante quanto uma viagem de ácido e "baseado em física e mecânica quânticas".

Além desse gancho para Doutor Estranho, as cenas extras do meio e pós-créditos finais deixam, respectivamente, ganchos para o interesse de Hope em assumir o posto de sua mãe como Vespa e para o conflito político de Capitão América 3: A Guerra Civil (estreia em 2016), que dividirá os super-heróis em um grupo contra e outro a favor de uma lei que propõe um registro de superseres.

E é assim, senhoras e senhores, que se constrói personagens inesquecíveis, multimídia e que rendem bilhões de dólares. O editor da Magazine Management que lutava contra uma crise financeira nos anos 1960 deve estar bem agradecido hoje.

Por nada, Stan Lee.

MAIS PERSONAGENS DE QUADRINHOS NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos 12 personagens LGBT dos quadrinhos de super-heróis Veja Fotos