NOTÍCIAS
15/07/2015 20:03 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Horóscopos diários dizem sempre a mesma coisa, aponta pesquisa

Shutterstock / piotrwzk

Mesmo os amantes da astrologia -- grupo ao qual eu, respeitosamente, não pertenço -- têm sérias ressalvas em relação às previsões astrológicas diárias que saem nos jornais.

Pois não é que eles estão certos? O jornalista especializado em análise de dados David McCandless realizou uma análise com 22 mil horóscopos diários do Yahoo, e concluiu que todos os horóscopos dizem, basicamente, a mesma coisa.

Como, de um modo geral, os textinhos dos horóscopos diários são bastante genéricos, a maior parte das palavras acabam se repetindo bastante.

O gráfico abaixo mostra a baixa variabilidade dos termos utilizados nas previsões.

As palavras destacadas em vermelho são aquelas que mais frequentes no signo em questão, mas não aparecem tanto nos outros signos. Já as palavras em azul são as mais utilizadas em todos os signos.

Após a análise, McCandless até realizou um "meta-horóscopo", com as palavras mais recorrentes em todos os signos. Veja como seria a previsão perfeita:

"Está pronto? Tem certeza? Qualquer que seja situação ou o momento secreto, aproveite muito tudo. Sinta-se capaz de se importar, absolutamente. Não espere mais nada. Continue fazendo amor. Família e amigos importam. O mundo é vida, diversão e energia. Talvez difícil. Ou fácil. Pegar exatamente o suficiente é melhor. Ajude, e fale com os outros. Mude sua cabeça o bom-humor virá..."

A pesquisa, publicada em 2011 no site Information is Beautiful, foi relembrada no The Atlantic.