MULHERES
07/07/2015 14:57 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

Por que precisamos falar sobre o luto? (VÍDEO)

Mesmo inevitável, morte ainda é um grande tabu para a sociedade. Pouco se fala (e se evita falar) sobre o assunto, e as pessoas não sabem como lidar com o enlutado.

Pensando em abrir espaço para esse debate, sete amigas - duas jornalistas e cinco publicitárias - que haviam enfrentado a dor da perda de uma pessoa querida (e quem já não passou por isso?), queriam muito falar sobre o luto e imaginaram que talvez o mundo também quisesse. Assim, surgiu o projeto “Vamos falar sobre o luto?”, que começou com um site com a pergunta/convite para que as pessoas dessem depoimentos sobre suas experiências.

“Recebemos mais de 150 histórias, o que já nos mostrou como é libertador poder compartilhar esse sentimento, convidamos seus autores a participarem de grupos de criação, conversamos com especialistas e gravamos depoimentos em vídeo”, explica Cynthia de Almeida, uma das idealizadoras do projeto.

Essa experiência foi reunida em um minidocumentário com os depoimentos, lançado no dia 24 de junho, em São Paulo. Na ocasião, também houve uma mesa de conversa com a médica especialista em cuidados paliativos Ana Cláudia Arantes e as psicólogas especializadas em luto Adriana Thomaz e Gabriela.

O próximo passo do projeto é conseguir colocar no ar uma plataforma mais completa que compartilhe experiências, opiniões de especialistas e possa ser um local de reflexão. Para que isso seja possível, elas buscam financiamento coletivo (crowdfunding).

Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui e assista ao vídeo acima.