NOTÍCIAS
02/07/2015 11:41 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:35 -02

Petição online sai vitoriosa e convence dicionário Michaelis a mudar definição de 'casamento'

Reprodução Change.org

Para quem acha que petições online sempre passam despercebidas, Eduardo Santarelo tem uma ótima história.

Nesta quarta feira (1º) ele, por meio de um abaixo assinado no change.org, teve seu pedido para mudar a definição de "casamento" no dicionário Michaelis atendido.

Anteriormente, a definição de casamento era"ca.sa.men.to sm (der de casar+mento, como esp casamiento) 1. União legítima de homem e mulher. 2. União legal entre homem e mulher, para constituir família. [...]". Santarelo , que é casado há três anos com Maurício, escreveu na petição:

"Peço que o dicionário compreenda o momento histórico que vivemos e mude esta definição, em respeito aos milhões de brasileiros que, como eu, constroem seus casamentos homoafetivos." Três dias depois, ele obteve resposta da Editora Melhoramentos, responsável pela elaboração e publicação do dicionário:

"Agradecemos ao organizador e signatários por nos alertarem sobre este importante tópico. Solicitamos a nossos dicionaristas uma nova redação do verbete e acreditamos que para mudança dos bancos de dados e readequação das versões online do dicionário serão necessários 30 dias úteis. Para as versões em papel, conforme sejam feitas as reimpressões e novas edições, o verbete será corrigido."

Na página online do dicionário já consta a mudança. Agora, o Michaelis define casamento como "ca.sa.men.to sm (der de casar+mento, como esp casamiento) 1. Ato solene de união entre duas pessoas; casório, matrimônio. 2. Cerimônia que celebra vínculo conjugal; matrimônio."

Nada mais justo, não?