LGBT
01/07/2015 22:03 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:35 -02

Equipe espanhola de futebol cria 'uniforme arco-íris' contra a homofobia

DIvulgação

O Rayo Vallecano tem se tornado cada vez mais presente na vida dos espanhóis. Não é que a modesta equipe do bairro de Vallecas, em Madri, tenha, do dia para a noite, virado uma pedra no caminho para Messi, Cristiano Ronaldo e companhia.

Mas o Rayo tem se especializado em abraçar causas nobres. De origem operária, o time tem na sua torcida seu maior patrimônio. Jogo após jogo, o acanhado estádio Campo de Fútbol de Vallecas se torna palco de manifestações políticas. E lá estão os bravos e teimosos torcedores empunhando bandeiras contra os poderosos e os benefícios da elite de sempre.

Eis que agora o time decidiu usar o próprio uniforme como maneira de agir politicamente. Na temporada 2015-2016, o segundo uniforme do Rayo trará listras nas cores do arco-íris para combater a homofobia. Ao jornal El País, Raúl Martín Presa, o presidente rayista, explicou:

"É a bandeira do arco-íris que vai lutar contra a homofobia, em uma batalha que começa esta tarde. Nós vamos levar isso (na camiseta) e com orgulho. Podem ver uma série de cores no uniforme e cada uma delas representa uma causa. Para cada camisa vendida, 7 euros serão doados para cada uma das sete organizações ".

As sete causas abraçadas pela camisa arco-íris são: a luta contra a Aids,a integração de pessoas com necessidades especiais, a luta das pessoas que nunca perdem a esperança, pessoas que lutam pela proteção do meio ambiente, a luta para acabar com a violência contra crianças, luta contra a violência de gênero e contra a discriminação pela orientação sexual.

"Pegamos uma estrada e quero que seja a correta. Somos um clube que está perto das pessoas e que está no caráter e no DNA dos rayistas: eles se voltam uns aos outros e lutam por um mundo mais justo", disse Presa.

Não contente, o Rayo também anunciou uma camisa destinada a lutar contra o câncer. A peça será cinza com a listra diagonal em rosa. Da mesma forma como acontece com o uniforme de número 2, ela também reverterá fundos para a causa.

Abaixo segue o vídeo institucional da campanha Heróis Anônimos liderada pela equipe madrilena: