COMPORTAMENTO
27/06/2015 16:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

'United We Feed': Este projeto é o apoio que toda mãe que amamenta seu filho precisa

Caitlin Domanico

Caitlin Domanico, fotógrafa americana e mãe, espera que seu mais recente projeto dê apoio a todas as mulheres que amamentam seus filhos -- de todas as formas possíveis -- ao redor do mundo. Para isso, ela fez um ensaio batizado de "United We Feed" (Unidos nós Alimentamos, em tradução livre) com diversas famílias e mulheres no momento mais delicado do dia com o bebê: a amamentação.

"A jornada das pessoas é tão diferente", contou Caitlin, em entrevista ao Brasil Post. Para algumas mulheres retratadas no projeto, a amamentação é completamente normal e fluída, já outras precisam usar a "bombinha" para retirar o leite da mama ou até alimentar o bebê por meio de uma sonda.

"Eu quero ajudar mães que estão perto ou longe de mim a se sentirem confortáveis com suas escolhas e, principalmente, dos bebês. Que elas não se sintam culpada por absolutamente nada na hora da amamentação. Somos seres humanos e não existe melhor momento de conexão entre um ser e outro do que a amamentação", completa a fotógrafa.

O ensaio é inspirado na própria experiência de Caitlin como mãe. Ela teve que usar outros recursos ao amamentar suas duas filhas. A mais velha mamou no peito durante seis meses, mas depois passou a tomar o leite de Caitlin na mamadeira. Já a mais nova, foi amamentada por 18 meses de forma natural, já que não conseguia se adaptar à mamadeira.

"Eu busquei todo tipo de ajuda e apoio de mulheres quando me senti insegura, com medo e culpada", contou. "Ser mãe é incrível. Você preenche o seu tempo com risos, brincadeiras, abraços; mas também é difícil, é desgastante e gratificante. Não há maior sensação do que quando seu pequeno deita a cabeça em você, e suspira. É a coisa mais difícil e a melhor coisa que já fiz". Para saber mais sobre o projeto de Caitlin, visite seu site oficial e veja algumas fotos do ensaio abaixo: