NOTÍCIAS
25/06/2015 12:36 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Ouvir heavy metal combate depressão, raiva e reduz tristeza, diz estudo

Reprodução

Se você acha que fãz de heavy metal são agitados, hiperativos e impacientes – talvez esteja na hora de rever as suas impressões e até começar a ouvir este tipo de som.

Ouvir bandas como Slayer, Metallica, Megadeth, Anthrax (e tantas outras) tem o poder de acalmar, combater a depressão e ainda ajudam a inspirar pensamentos positivos, diminuindo a sensação de tristeza.

Pelo menos é o que dizem as psicólogas Genevieve Dingle e Leah Sharman, da Universidade de Queensland, na Austrália, em estudo divulgado recentemente na publicação acadêmica Frontiers in Human Neuroscience.

As especialistas conduziram uma pesquisa com 39 pessoas, entre 18 e 34 anos de idade, que costumam ouvir músicas chamadas de... "extremas", como heavy metal e vertentes do hardcore.

LEIA MAIS:Banda iraquiana de heavy metal usa música como ‘terapia'

Para a pesquisa, os voluntários foram convidados a falar por 16 minutos sobre acontecimentos que os deixam irritados -- ou já deixaram em algum momento. Depois, podiam escolher entre passar 10 minutos em silêncio ou ouvir uma música qualquer de sua escolha ligadas ao estilo musical.

Após o experimento, os voluntários ficaram mais calmos e inspirados em vez de irritados e agressivos.

"Descobrimos que a música regulou a tristeza e aumentou as emoções positivas. As canções os ajudaram a explorar a gama de emoções que sentiam, e também os fez mais ativos e inspirados", afirmou Leah ao jornal The Independent.

"Os resultados mostram que os níveis de hostilidade, irritabilidade e estresse diminuíram quando a música foi introduzida”, conclui.

Que tal ouvir Slayer agora, então, e tentar ficar... "zen"?