ENTRETENIMENTO
18/06/2015 20:15 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Hugh Jackman tenta mudar o rumo da pobreza global com sua marca de café

Dukales Dream

Hugh Jackman é uma estrela de cinema, um artista da Broadway, homem de família, humanitário, ou seja, em vários aspectos, um homem admirável. Mas você sabia que ele foi dono de uma loja de café?

O ator de 46 anos inspirou-se a abrir o seu próprio café após viajar para a Etiópia, na África, em 2009, quando foi como embaixador da World Vision, da Austrália. Lá, ele conheceu um jovem fazendeiro de café, chamado Dukale, que trabalhava sem descanso, dia após dia, para sustentar sua família. No tempo que passou trabalhando ao lado de Dukale e aprendendo o ofício, Jackman e sua esposa Deborra-Lee Furness logo perceberam a diferença que o café Fair Trade (ou “café de de comércio justo”), fez na vida do produtor e ao meio ambiente e como comprar esse tipo de café pode mudar vidas. Só ao tomar uma xícara de café Fair Trade por dia, podemos todos mudar o rumo da pobreza global.

O que começou com uma viagem para contar a história do café, transformou-se em muito mais. "No fim, nós tivemos um final de conto de fadas ao ver o nome de Dukale em uma marca de café de um enorme vendedor nacional", disse Jackman, ao The Huffington Post, sobre a criação de sua marca, Laughing Man Coffee & Tea (“Homem Risonho Café & Chá” em tradução livre) e o documentário "Dukale´s Dream" (“O Sonho de Dukale”), que mostra a amizade dele com Dukale e como o tempo que passou na Etiópia formou sua opinião sobre comprar e beber café java. Graças à nova parceria com Keurig, o Laughing Man Coffee estará disponível em todo os Estados Unidos, permitindo que o café blend de Dukale prospere e a consciência sobre o que são estes cafés exclusivos cresça.

"Comprar de um Fair Trade, ao invés de um que não é, faz a diferença na vida e no orgulho do produtor, na capacidade dele enviar seus filhos à escola e ter a certeza que eles vão comer três vezes ao dia", disse Jackman. "Eu sempre me preocupo em saber de onde vem o meu café. Quem é o produtor? Qual é a situação do produtor? Como é a comunidade? Keurig é o comprador número um de cafés de comércio justo nos Estados Unidos e eles têm programas em cada uma das comunidades com as quais trabalhamos. Isso deve dar às pessoas muita confiança e segurança quando compram o seu café. Isso faz uma grande diferença. Não é apenas a melhor atitude, mas muda vidas".

Keurig está oferecendo quatro tipos de Laughing Man: 184 Duane St. Blend (o endereço do Cafe Laughing Man, em Nova York), Colômbia Huila, Etiópia, Sidama e Dukale´s Blend (direto da fazenda de Dukale). Cem por cento dos lucros do Laughing Man Worldwide beneficiam quem mais precisa no mundo todo.

"Não importa quem você é, todo mundo quer que o planeta todo tenha igualdade de oportunidades de vida", disse Jackman ao HuffPost."

A parte triste é saber que gerações jamais puderam sair do ciclo da pobreza, mas nós vamos ver isso acabar."

O "Dukale´s Dream" estreou semana passada em Nova York e está disponível no Tugg.com.

Tradução: Simone Palma

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Hugh Jackman lança marca de protetor solar para crianças

- Hugh Jackman anuncia que interpreterá Wolverine nos cinemas pela última vez

- 11 razões para beber café todos os dias