NOTÍCIAS
18/06/2015 15:11 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Existe um jeito de parar de ir ao banheiro no meio da noite?

iStock

Nada é mais frustrante que se preparar para uma bela noite de sono e ser interrompido pela bexiga no meio da madrugada.

O The Huffington Post falou com Ilene Rosen, integrante do conselho diretor da Academia Americana de Medicina do Sono e certificada em medicina do sono, interna e pulmonar, para entender melhor por que isso acontece e o que você pode fazer para controlar o problema.

Embora levantar uma vez no meio da noite para ir ao banheiro provavelmente não seja motivo de preocupação, duas vezes ou mais pode ser uma ruptura importante, bem como um sinal de que haja algum outro problema.

Como outros problemas do sono, as raízes da noctúria – o termo médico para a vontade frequente de urinar durante a noiteestão no ritmo circadiano.

“Em geral, nosso relógio circadiano controla a maioria das funções do corpo”, disse Rosen ao The Huffington Post. “E, além do relógio circadiano central, há outros relógios no nível celular, provavelmente em todas as células do nosso corpo. Por isso, existe uma variação circadiana em todas as nossas funções.”

Com um ritmo circadiano normal, a pessoa produz menor urina à noite e, portanto, tem menos vontade de ir ao banheiro. Mas um ritmo não-funcional pode significar que a bexiga não foi avisada disso.

Por outro lado, nem sempre se trata de um relógio biológico bagunçado: uma causa comum e esperada da noctúria é o envelhecimento, que inclui mudanças no funcionamento da bexiga – basicamente, ela não consegue mais tolerar grandes volumes de urina, segundo Rosen.

Uma pessoa mais jovem pode dormir a noite inteira, enquanto uma pessoa mais velha que produz a mesma quantidade de urina tem de se levantar.

Um problema com várias origens

Dito isso, há questões médicas que podem ser as responsáveis, e a mais comum detectada por Rosen em seus pacientes é a apneia do sono obstrutiva.

“Quem sofre de apneia do sono obstrutiva tem motivos fisiológicos para ir ao banheiro no meio da noite”, disse ela. “Em um episódio de apneia, o cérebro dá um sinal para respirar, e todos os músculos do peito trabalham para isso, só que a via respiratória superior está fechada.”

Eis como funciona: o diafragma se contrai e a pressão entre os pulmões aumenta, porque a via respiratória está bloqueada. Essa pressão força um alargamento do coração.

Quando ele se alarga, libera o hormônio peptídeo natriurético atrial, que avisa os rins para produzir urina. É por isso que, quando Rosen conversa com um paciente que reclama de noctúria, ela costuma procurar outros sintomas de apneia do sono, como ronco.

Rosen também sugere que a síndrome das pernas inquietas pode ser a culpada, porque as pessoas se mexem e acordam no meio da noite achando que têm de ir ao banheiro.

Doenças como mal de Parkinson, falência cardíaca e diabetes também podem provocar idas frequentes ao banheiro durante a noite.

O mesmo vale para gravidez e obesidade. Segundo Rose, qualquer circunferência abdominal que aumente a pressão na cavidade abdominal pode fazer as pessoas acharem que a bexiga está cheia. Um estudo de 2013 encontrou até mesmo uma forte associação entre depressão, ansiedade e noctúria.

O que fazer

Depois de determinar a causa de suas idas noturnas ao banheiro, o passo seguinte é saber como controlá-las.

Infelizmente, Rosen diz que não há como mudar sua rotina diária (além de monitorar a ingestão de líquidos e tomar remédios diuréticos mais cedo) de modo a evitar o problema.

Mas, se você é um adulto mais velho com uma bexiga hiperativa causada por espasmos dos músculos do esfíncter, pode fazer exercício pélvicos para melhorar o controle.

Além de consultar um médico, uma das melhores maneiras de lidar com a noctúria é ter uma boa higiene do sono. Tenha horários definidos para dormir e acordar, minimize a exposição a estimulantes antes de se deitar e deixe o caminho do banheiro livre.

Uma luz sutil no banheiro também pode ajudar, assim você não terá de acender a luz, o que vai te despertar ainda mais e dificultar o sono depois.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 5 coisas para dizer a si mesmo antes de dormir

- 31 dicas que vão ajudar você a dormir melhor esta noite

- 5 orientações para você pegar no sono quando estiver ansioso demais para conseguir dormir