COMPORTAMENTO
18/06/2015 16:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

7 passos para correr sem risco

iStock

Começar a correr parece fácil. E, de fato, é. Mas não caia na cilada de simplesmente tirar o tênis do armário e sair acelerando por aí. Alguns cuidados devem ser tomados para você atingir os melhores resultados sem riscos.

1. Procure a ajuda de um profissional

O especialista em educação física vai auxiliar a montar um treino com técnica e metas. Assim, você não fica presa em um plano de exercício aleatório e sem objetivos.

2. Realize exames médicos

É muito importante saber como anda a saúde antes de começar. Será que o seu corpo está apto para realizar treinos intensos? Apenas um check-up completo poderá dizer.

3. Cuide do que come

Consultar uma nutri faz toda a diferença. Só ela vai poder indicar refeições pré e pós-treino e uma dieta ideal para você. Use o aplicativo #atitudeboaforma para ficar de olho nas calorias!

4. Descanse

Depois que se pega o ritmo, é chato parar, mas o organismo precisa respirar. E pular essa fase é grave, pois você não dá ao corpo o tempo necessário para ele se recuperar e se fortalecer para o próximo estímulo.

5. Durma bem

O principal meio de recuperação do corpo é o sono. Nessa hora, ele libera hormônios que queimam gorduras e estimulam o sistema imunológico. O mais adequado é não se exercitar até três horas antes de dormir.

6. Escolha o tênis certo

Vale investir um tempo para ir à loja, pedir ajuda a quem entenda e testar o tênis que melhor se encaixa em sua pisada. Pode até dar uma corridinha lá mesmo e sentir o modelo. Não é mico e salva você de problemas futuros.

7. Vista roupas apropriadas

O look influencia o desempenho do treino. O calor pede peças claras e leves, e o frio, roupas quentes e com boa ventilação.

LEIA MAIS:

- 11 desafios que todo corredor iniciante entende

- 7 formas de começar a correr (e fazer disso algo divertido)