MULHERES
15/06/2015 22:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

Maquiagem e shorts curtos ajudam futebol feminino a crescer, diz diretor da CBF

ADALBERTO MARQUES/Estadão Conteúdo

Por que o futebol feminino recebe tão pouca atenção no Brasil em comparação com o futebol masculino?

a) Porque futebol é considerado um "esporte de homem" e, por isso, mulheres não são incentivadas a se desenvolverem desde cedo

b) Porque a invisibilidade do futebol feminino é um ciclo vicioso: sem divulgação, há pouco investimento, o que resulta em pouca divulgação, e por aí vai.

c) Porque as mulheres não passam maquiagem para jogar

A julgar por uma declaração que deu ao jornal canadense Globe and Mail, é provável que o coordenador de futebol feminino da CBF, Marco Antônio Cunha, marcasse a alternativa "c".

Segundo a reportagem, que trata da dificuldade que a seleção feminina tem em atrair atenção no seu próprio país, Cunha diz que uma "reforma estética" pode ser uma solução para o problema:

"Agora, as mulheres estão ficando mais bonitas, passando maquiagem. Elas entram de campo mais elegantes. O futebol feminino costumava copiar o futebol masculino. Mesmo o modelo do uniforme era mais masculino. Costumávamos vestir as garotas como homens. Então, faltava ao time um espírito de elegância, feminilidade. Agora, os shorts estão mais curtos, os penteados estão mais bem-feitos. Não é uma mulher vestida como homem".

A frase gerou revolta nas redes sociais. Criticado pela declaração, ele rebateu:

Ao UOL Esporte, Cunha, que está no Canadá acompanhando a seleção na Copa do Mundo, disse que esporte não tem de se misturar com discussão sobre machismo.

"Estamos falando de esporte. Esporte não tem que se misturar com isso. Elas são mulheres e sendo mulheres, não é gênero, não é nada. São mulheres. O uniforme antigamente era horroroso, esta a nova camisa azul está sendo cobiçada por todo mundo. O que eu falei foi isso", disse.

LEIA MAIS

- Marta bate recorde de gols na estréia do Brasil no Mundial feminino

- Sua filha pode ser o próximo Neymar!