COMPORTAMENTO
14/06/2015 17:54 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

12 motivos para sair com uma pessoa 'viciada' em livros

iStock

O cineasta John Waters disse certa vez: “Se você for para casa de alguém e a pessoa não tiver nenhum livro, não transe com ela”.

Excelente conselho.

Posso ser tendenciosa quando digo que leitores são pessoas legais e interessantes – afinal de contas, eu era a criança que levava livros para a mesa do jantar --, mas há vantagens concretas para sair com alguém que ama ler. E não me refiro apenas às pessoas interessadas em ficção ou grandes histórias de guerra – gostar de romances de vampiros para jovens adultos ou thrillers ou livros à la 50 Tons de Cinza também vale. Não há nada mais sexy do que alguém com um livro.

Eis 12 razões pelas quais é ótimo sair com alguém que lê:

1. Você sabe que tudo bem para ela ficar sozinha. Quem lê consegue se divertir por horas sem você. Sim, você pode acabar sendo ignorado por uns dias quando sai o novo Outlander, mas uma pessoa que consegue ficar bem só com a companhia de um livro não vai ficar chateada quando você trabalhar até tarde. Jamie está esperando.

2. Ela é empática. Estudos mostram que pessoas que lêem ficção são particularmente compreensivas. Isso faz todo sentido -- leitores podem se colocar no lugar de qualquer personagem. Quando você lê, está constantemente empatizando, tentando entender por que um determinado personagem está agindo daquela maneira.

3. Ela tem pensamento crítico. Ela é alguém com quem você pode discutir uma decisão difícil, e saiba que ela vai considerar cuidadosamente todos os fatores envolvidos. As pessoas que leem têm ótimas habilidades analíticas, portanto um leitor estará mais bem equipado para avaliar situações e encontrar a solução certa.

4. Ela tem senso de perspectiva. O caminho dela pro trabalho não é tão ruim quanto o que está acontecendo em O Conto da Aia, desde seu trajeto não envolva ser transportada para uma sociedade totalitária e forçada a ter filhos para outros casais.

5. Ela se entretém facilmente. Solte-a numa livraria ou numa feira de livros de rua: é a ideia dela de paraíso. Uma leitora só precisa de uma boa história e de um lugar para sentar para viver uma aventura.

6. Ela vai te ensinar coisas. Leitoras acumulam muitos fatos aleatórios e geralmente conseguem explicar as coisas de uma forma clara e concisa. Elas são a melhor companhia para um jogo de perguntas e respostas e os piores adversários para jogar Master.

7. Ela é curiosa. Alguém que deseje tirar mais da vida -- mais histórias, mais informações, mais experiências -- vai manter as coisas interessantes.

8. Ela é provavelmente uma boa ouvinte. Qualquer pessoa que possa passar horas e horas lendo histórias dos outros vai estar interessada no que você tem a dizer.

9. É fácil comprar presentes para ela. (e temos dicas excelentes).

10. Ela tem uma excelente memória para detalhes. Sua bebida favorita? Aniversário da sua mãe? Seu ódio absoluto de massagens? Tranquilo. A leitura melhora a memória. E, vamos combinar, é ótimo namorar com alguém que vai se lembrar de comprar papel higiênico no caminho de casa.

11. Ela está envolvida no mundo, e eu não me refiro só ao universo ficcional em que ela está imersa no momento. As pessoas que lêem são mais propensas a votar (http://arts.gov/sites/default/files/CivicEngagement.pdf), participar de eventos culturais e ser mais envolvidas em suas comunidades.

12. E a melhor coisa de sair com uma leitora? Ela provavelmente vai incentivá-lo a pegar um livro para que você possa ter todos os benefícios da leitura. Além disso, ler junto na cama é muito melhor do que jogar Candy Crush.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 12 livros que capturam o que é ser introvertido

- 22 livros escritos por mulheres que todo homem deveria ler (FOTOS)

- Os 30 melhores filmes e os 10 melhores livros de 2014