NOTÍCIAS
12/06/2015 19:31 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

'Dance sem vergonha e sonhe sua vida porque o verão se agita': A tarefa de férias de um professor de ensino médio

iStock

Está circulando por toda a Itália a lista de tarefas de férias que o professor Cesare Catà, docente do Liceo delle Scienze Umane "Don Bosco" di Fermo, passou para seus alunos.

O motivo é simples: em vez de ordenar leituras obrigatórias ou exercícios, Catà aconselhou seus estudantes a contemplarem o mar na solidão, admirarem o nascer do sol, sonharem a vida futura, lerem "porque é a melhor forma de revolta", e "dançarem sem vergonha".

Conselhos de vida dados por um professor que parece dar mais valor, em seu coração, ao bem-estar psicológico e espiritual de seus alunos que ao conhecimento enciclopédico.

Aqui estão os quinze pontos que o professor Catà publicou em sua página do Facebook:

1. De vez em quando saia para caminhar de manhã cedo à beira-mar, em total solidão: preste atenção em como o sol se reflete no mar e, pensando nas coisas que você mais ama na vida, sinta-se feliz.

2. Procure usar todas as novas palavras que você aprendeu neste ano: quando mais coisas você consegue dizer, mais coisas você consegue pensar; e quanto mais coisas você consegue pensar, mais você se torna livre

3. Leia, o máximo que puder. Mas não porque você deve. Leia porque o verão inspira aventura e sonho, e porque lendo você se sente como as andorinhas em pleno vôo. Leia porque é a melhor forma de revolta que há (para indicações de leitura, me procurem)

4. Evitem todas as coisas, situações e pessoas que te transmitam negatividade ou vazio. Cerquem-se de sensações estimulantes e da companhia de amigos que te enriquecem, te compreendem e te adoram pelo que você é.

5. Se você se sentir triste ou amedrontado, não se preocupe: o verão, como todas as coisas maravilhosas, agita a alma. Experimente escrever um diário para desabafar sobre seu estado.

6. Dance. Sem vergonha! Na pista da balada, ou no quarto. O verão é uma dança, e não participar dela tira toda a graça.

7. Pelo menos uma vez, veja o nascer do sol. Fique em silêncio, e respire. Feche os olhos, com gratidão.

8. Faça muito esporte.

9. Se trombar com uma pessoa que te encanta, diga a isso a ela com toda a sinceridade e a graça de que você é capaz. Não importa se ela/ele entenderá. Se não der certo, não era seu destino. Se der, o verão de 2015 vai ser a passarela sobre a qual vocês vão caminhar.

10. Lembre o que que aprendemos em nossas aulas: resuma os autores e conceitos e passe para aqueles que vão te suceder.

11. Seja alegre como o sol e indomável como o mar.

12. Não fale palavrões, e seja sempre educado e gentil.

13. Assista a filmes de discursos inspiradores (preferivelmente em língua inglesa), para melhorar sua competência linguística e sua capacidade de sonhar. Não pense que o filme termina com os créditos. Reviva ele enquanto vive seu verão.

14. No sol escaldante ou na noite quente, sonhe como deverá e poderá ser sua vida: no verão, cerque-se de força para não desistir mais, e faça de tudo para perseguir seus sonhos.

15. Seja bacana!

Este artigo foi originalmente publicado pelo L'Huffington Post e traduzido do inglês.