NOTÍCIAS
09/06/2015 14:16 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:24 -02

Vírus no Facebook marca usuários em vídeo erótico. Saiba como se livrar e como não cair nessa

Montagem/Reprodução/iStock

Sua professora da segunda série que você não vê há décadas marcou você e mais 19 amigos em um vídeo com o conteúdo meio suspeito? Segure a curiosidade. Caso o link em questão seja acessado, um famoso vírus, que circula pelo Facebook desde segunda-feira (8), pode te irritar por um bom tempo com notificações desnecessárias na rede social.

Na verdade, já irritou um monte de usuários:

Mas o que é?

O vírus se chama S3.amazonaws. Uma vez que o usuário clica no link em que ele está abrigado, o malware se apropria do navegador do usuário e repete o processo de marcar os amigos, que serão notificados e poderão fazer a mesma coisa.

No final, o "objetivo" do vírus é se instalar no computador para funcionar como uma barra de ferramenta de busca.

E o que eu faço?

Não clicar no link é o remédio mais eficaz. Mas ainda é possível ir além e ajudar o Facebook a exterminar o vírus clicando na setinha do lado superior direito do post em "Denunciar Spam" e seguir os passos que a página indica.

Já cliquei. E agora?

O recomendado é verificar se o vírus atingiu somente a sua conta no Facebook ou o seu navegador. Se ficou só na conta, é simples de excluí-lo:

No menu principal, clique em "Configurações". Depois, na barra do canto direito, em "Aplicativos"

Na lista de aplicativos instalados, você confere se algum deles não é suspeito. Caso encontre algum que seja, é só removê-lo e voilà!

Caso o vírus tenha se expandido ao navegador, é necessário acessar as configurações deste para removê-lo:

Caso seja Google Chrome, vá em "Ferramentas" e em seguida em "Extensões". No Firefox, acesse "Complementos". Se você usa o Internet Explorer, clique em “Gerenciar Complementos” e depois na aba “barras de ferramentas e extensões”.

O próximo passo é verificar se todos os itens da lista são de sua confiança. Caso algum deles não seja, ele deve ser excluído. Se a aba de extensões não se abrir, o vírus pode já ter tomado conta do navegador. O programa deve, então, ser reinstalado. Além dessas medidas, é recomendado também que o usuário troque a senha de acesso ao Facebook.

Pra finalizar, não custa passar o anti-vírus na máquina e ter certeza de que está tudo nos trinques

Pode respirar aliviad@ e parar de explicar para todo mundo que você não é um maníac@ sexual

(Com EBC e Agência Brasil)