NOTÍCIAS
04/06/2015 11:35 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Saiba quais são os brasileiros competindo no X Games

RedBull

Nesta quinta-feira (4) começa o X Games em Austin, nos Estados Unidos. Essa é uma das principais competições de esportes radicais no mundo e o Brasil será bem representado nas modalidades de skate com 11 atletas.

Nomes de peso como Bob Burnquist, Sandro Dias e Marcelo Bastos competem na modalidade mais clássica, a Rampa Vertical. Aqui a pista de skate tem formato de um grande "U" e os atletas fazem manobras no ar para marcar pontos.

Burnquist tem 38 anos, é filho de mãe brasileira e pai americano, nascido no Rio de Janeiro e criado em São Paulo. Ele participa de competições desde os 13 anos e possui 12 medalhas de ouro nos X Games, além de mais quatro ouros na Megarrampa em São Paulo.

Dias também é paulista, mas seu apelido é Mineirinho. Ele tem 40 anos, três ouros no X Games e é conhecido como Rei do 540 - manobra na qual dá dois giros no ar antes de voltar à rampa. Outro paulista, Bastos já tem uma vitória na competição, 28 anos de idade e compete profissionalmente desde 2008.

Na modalidade Big Air, conhecida no Brasil como Megarrampa, competem Rony Gomes, Italo Penarrubia e Edgard Pereira "Vovô", além de Burnquist.

Gomes é mais novo, com 21 anos. Ele ganhou o Mundial Amador em 2009 e ficou em segundo na Etapa Roma do Campeonato Mundial em 2011. Penarrubia tem 24 anos e em 2010 foi o único brasileiro ao subir no pódio do X Games. O mineiro Pereira é mais conhecido como Vovô, apesar de ter apenas 32 anos, e anda de skate desde 1998, mas ganhou seu primeiro campeonato em 2002 e um bronze no X Games de 2011.

Edgard Pereira• 32 years old• São Bernardo do Campo, Brazil• Two-time #XGames Skateboard Big Air bronze medalist

Posted by X Games on Domingo, 10 de maio de 2015

Como o Brasil é uma potência no esporte, ainda teremos Pedro Barros defendendo o título no Skate Park, onde o atleta precisa emendar manobras por obstáculos e depressões que parecem piscinas de concreto. O novato Luan Oliveira estará nas provas de Skate Big Air Doubles e de Street.

Além da vitória no ano passado, Barros conquistou mais quatro medalhas de ouro no X Games. Ele é de Florianópolis e tem 20 anos de idade. O gaúcho Oliveira tem 24 anos e já conseguiu duas medalhas no X Games, mas nenhuma de ouro. Ele também venceu duas vezes a prova Copenhagen Pro, na modalidade Street Park.

Pedro Barros• 20 years old• Florianópolis, Brasil• Five-time #XGames Skateboard Park gold medalist

Posted by X Games on Segunda, 1 de junho de 2015

As campeãs mundiais Leticia Bufoni e Pamela Rosa marcam presença feminina no Street, pista com diferentes tipos de obstáculos que imitam bancos de praça e canos de aço. A novata Gabriela Mazetto também participa da prova.

Apesar de ser brasileira, Bufoni tem cidadania norte americana e vive nos Estados Unidos. Ela já conquistou duas medalhas de ouro no X Games e foi 1º lugar no Ranking Feminino Mundial 2007. A jovem Rosa tem apenas 15 anos e além de um título mundial e outros regionais, ela também já venceu a competição de Austin por duas vezes. Mazetto é uma promessa do litoral paulista que participa do X Games pela primeira vez.

Leticia Bufoni• 22 years old• São Paulo, Brazil• Three-time #XGames gold medalist

Posted by X Games on Terça, 12 de maio de 2015

Além das provas de skate, também haverá competições de BMX, moto, carro e caminhão no X Games de Austin. Porém, não haverá nenhum brasileiro nessas modalidades. Guiga Spinelli, que compete no Rally dos Sertões, estava cotado para participar da prova de carros, mas acabou desistindo.

LEIA MAIS:

- 'Medo é fundamental. Vem com medo mesmo!'

- ASSISTA: Jet Boat chega ao Brasil para redefinir o conceito de adrenalina

- Eles quebraram um novo recorde mundial e vão acabar com o seu fôlego