COMPORTAMENTO
03/06/2015 11:44 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Esta mulher teve câncer de pele e tem um recado importante sobre a doença

Facebook

Tawny Willoughby, enfermeira de 27 anos de idade que cresceu em uma pequena cidade do Kentucky, nos EUA, compartilhou uma foto no Facebook. A imagem mostra seu rosto depois de usar um creme chamado Aldara, ou imiquimode, que trata do câncer de pele. Esse creme é utilizado para tratar o carcinoma basocelular superficial.

If anyone needs a little motivation to not lay in the tanning bed and sun here ya go! This is what skin cancer treatment...

Posted by Tawny Willoughby on Saturday, April 25, 2015

“Se alguém precisar de um pouco de motivação para não se deitar em uma cama de bronzeamento ou ao sol, lá vamos nós! É essa a cara do tratamento do câncer de pele. Use o protetor solar e um bronzeador. Você só tem uma pele e você deve cuidar dela. Aprenda com os erros dos outros. Não permita que o bronzeamento impeça você de ver seus filhos crescerem. Esse é o meu maior medo agora que tenho um garotinho de dois anos”. Editado para incluir: como resposta a algumas perguntas e comentários recebidas, eu fiz grande parte do meu bronzeamento enquanto frequentava a escola. Eu provavelmente me deitava de 4-5 vezes por semana (eu fazia isso frequentemente porque meu bronzeado desaparecia muito rápido). Eu nunca deitava na cama de bronzeamento e ficava ao sol no mesmo dia. Eu nunca fazia bronzeamento artificial duas vezes ao dia. Eu tive meu primeiro diagnóstico de câncer de pele aos 21 anos. Agora, aos 27, eu tive carcinoma basocelular 5 vezes e carcinoma de células escamosas uma vez (sem contar no meu rosto). Eu vou ao dermatologista a cada 6-12 meses e geralmente tenho um câncer de pele removido em cada visita médica. Estou muito grata de não ter tido melanoma! O câncer de pele não é sempre verruga, só um dos meus foi. Vá verificar manchas suspeitas, novas e que estejam crescendo. Qualquer coisa que não cicatriza, possivelmente sangra algumas vezes e tem casquinha. Quanto mais cedo você a encontra é menos provável que ela deixe uma cicatriz desfigurante ou que cresça profundo o suficiente para causar metástase. O melanoma mata, um não melanoma desfigura (e também pode matar). Não seja uma estatística! Este tratamento foi feito usando um creme chamado Aldara (imiquimode). Eu também já tive os seguintes tratamentos: curetagem e electrodesiccation, criocirurgia (congelamento com nitrogênio líquido), a excisão cirúrgica e terapia fotodinâmica (TFD). É um prazer poder responder as suas perguntas sobre a minha história e o câncer da pele em geral! Obrigado pelos compartilhamentos ❤❤"

“O Aldara funciona recrutando seu próprio sistema imunológico no ataque ao câncer de pele” disse o dermatologista Bobby Buka, da Escola de Medicina de Mount Sinai. “Você está praticamente direcionando o sistema imunológico para esse processo canceroso e dizendo a esse sistema que se encarregue e cause estragos”. Ele explicou que a inflamação resultante, como se vê na foto de Willoughby, não é permanente.

“Se alguém precisar de um pouco de motivação para não se deitar em uma cama de bronzeamento ou ao sol, lá vamos nós!” escreveu Willoughby. “É essa a cara do tratamento do câncer de pele. Use o protetor solar e um bronzeador. Você só tem uma pele e você deve cuidar dela. Aprenda com os erros dos outros. Não permita que o bronzeamento impeça você de ver seus filhos crescerem. Esse é o meu maior medo agora que tenho um garotinho de dois anos”.

No post ela explicou que usava frequentemente o bronzeador na escola, usando as camas de bronzeamento de quatro a cinco vezes por semana. Ela teve seu primeiro (de seis) diagnóstico de câncer de pele aos 21 anos.

Willoughby postou a foto, que tinha mais de 57.000 compartilhamentos na data desta publicação, para ajudar a espalhar a conscientização sobre os perigos da exposição à luz ultravioleta.

"Eu já perdi a conta de quantas pessoas já compartilharam a foto e me disseram que eu as ajudei", ela disse à CNN. "É muito legal ouvir as pessoas dizerem que não vão se bronzear mais. Várias mães me agradeceram depois de compartilhar minhas fotos com suas filhas. As pessoas da minha cidade natal me disseram que elas estão vendendo suas camas de bronzeamento. Eu nunca pensei sobre o futuro quando estava no colegial; eu só me bronzeava porque isso era normal para mim".

Willoughby não respondeu imediatamente ao pedido do The Huffington Post para comentar o assunto.

Tawny Willoughby mudou sua imagem de perfil.


O câncer de pele é a forma mais comum de câncer nos EUA, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, sendo que o melanoma é o mais mortal. Em 2011, 65.647 pessoas foram diagnosticadas com melanoma de pele. O câncer de pele pode ser provocado por exposição à luz ultravioleta, ou naturalmente do sol ou artificialmente em uma cama de bronzeamento. Os sintomas incluem um crescimento anormal, uma ferida que não cicatriza ou uma verruga que muda de forma.

Este artigo foi atualizado para incluir o comentário de Bobby Buka.

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Maconha encolhe drasticamente forma agressiva de câncer no cérebro, aponta estudo

- Como enfrentar o câncer: 14 dicas de quem passou por isso

- Mãe amamenta filho pela 1ª vez após lutar contra câncer de mama durante a gravidez